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Na Cielo, trabalha-se muito, mas a recompensa é boa

Remuneração acima da média do mercado e investimento em formação são estratégia de empresa para reter talentos

Por Nina Neves
Atualizado em 21 out 2024, 11h57 - Publicado em 26 mar 2013, 17h52
Fachada da Cielo (Divulgação/)
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Barueri (SP) – Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais fácil usar “dinheiro de plástico” na hora de fazer compras. Uma das responsáveis por isso é a Cielo, a maior rede de pagamentos eletrônicos da América Latina. E, para a operação funcionar bem, existe muita gente atuando por trás das maquininhas.

“Quem opta por ser médico sabe que poderá ter expediente de madrugada. Quem escolhe a Cielo sabe que vai trabalhar, e muito, no dia 24 de dezembro”, diz uma líder. O volume de tarefas é uma das poucas reclamações dos quase 1.500 funcionários. Em algumas áreas, não é permitido fazer horas extras, mas os gestores afirmam que isso é quase impossível para eles, dada a responsabilidade que detêm.

Remunerar acima da média de mercado acaba sendo, portanto, a estratégia da companhia para manter seus talentos. Outro fator de retenção é o investimento em formação. “Existem várias pessoas que se graduaram e fizeram MBA com o incentivo da Cielo”, diz um profissional. A empresa subsidia 60% dos estudos, incluindo pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Com o programa Cielo Acadêmico, custeia até 100% deles como prêmio para quem faz trabalhos de conclusão de curso relevantes para a companhia. Práticas de reconhecimento são vistas como uma maneira de engajar o time. O Key People, por exemplo, permite que gestores indiquem funcionários com bom desempenho para receber ações da empresa equivalentes a três vezes o valor de seu salário.

E o Cielo Awards premia quem sugere ideias e projetos que, implementados, deem resultado. “Aqui, não são apenas os números que importam. O caminho para atingir as metas também é valorizado”, diz um empregado. A prática fica clara na avaliação de desempenho, composta de uma análise qualitativa das ações realizadas durante o ano, além da quantitativa.

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O resultado é a sensação de que há espaço para subir na Cielo e a certeza de que ali se pode crescer em conjunto, porque, segundo a percepção do grupo, a liderança tem uma atuação bem próxima das equipes.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
A política de horário flexível é elogiada e os planos odontológico e de saúde, extensivos a dependentes, são considerados excelentes pelos funcionários. Profissionais do nível técnico acham que a avaliação de desempenho deveria ser mais transparente, assim como os passos para alcançar uma promoção.
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