Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Na Esmalglass, há estabilidade de emprego mesmo na crise

A empresa, que fornece matéria-prima para indústria da cerâmica, sente no momento a desaceleração dos negócios no mundo, mas tem procurado preservar o ambiente

Por Bárbara Ladeia Atualizado em 5 dez 2020, 20h48 - Publicado em 27 mar 2013, 15h17

Morro da Fumaça (SC) – Os momentos de crise nem sempre são um gatilho para a piora no ambiente organizacional. A Esmalglass, fabricante de matéria-prima para coloração de cerâmicas e corantes, de Santa Catarina, com matriz na Espanha, tem procurado contornar a diminuição das vendas sem prejudicar o ambiente.

É que o aumento do preço da matéria-prima e a desaceleração econômica mundial desfavorecem os negócios, mas a equipe garante que o clima interno não está prejudicado. Para eliminar quaisquer rumores ou mal-entendidos, a arma da empresa é a informação ágil e constante.

“As chefias sempre explicam o motivo dos cortes no orçamento. A companhia inteira está sabendo que falta liquidez no mercado e que, por isso, estamos com um resultado menor”, diz um funcionário. Na fábrica, as reuniões são mensais; já na área comercial a atualização é diária e chega por mensagens de texto no celular. “Ninguém se sente pressionado ou inseguro”, afirma um empregado.

Mesmo assim, as possibilidades de crescimento podem ficar comprometidas. Além da redução de investimentos na área de treinamento e desenvolvimento, não há plano de carreira formal. A motivação vem dos exemplos que acontecem no dia a dia: todos os 13 gerentes passaram pelo nível operacional, por isso têm o reconhecimento do time.

“Sou fã do meu chefe. Ele sabe tudo sobre a nossa área e ainda administra muito bem a equipe”, diz um dos liderados. Essa relação de identificação e admiração permite que exista troca constante de experiências e conhecimento. “Nunca aprendi tanto em um trabalho”, afirma outro profissional.

A equipe enxuta lida com problemas, como a sobrecarga de trabalho, mas também com ganhos, porque faz com que cada um precise ir além da própria função e desenvolver habilidades generalistas. E, na visão dos empregados, eles são bem recompensados. A Esmalglass supera as concorrentes da região no pacote de benefícios. O destaque é o plano de saúde, totalmente subsidiado e extensível a cônjuges e dependentes, algo pouco comum nas empresas da região.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Mesmo em tempos de crise, a estabilidade no emprego é apontada pela maior parte dos funcionários como um importante ponto favorável. A maioria dos empregados acredita que o programa de participação nos lucros não tem regras claras e que o valor distribuído é baixo.
Continua após a publicidade
Publicidade