Na Master, a remuneração é a mais alta da região
Gestores escolhem representantes entre os funcionários para facilitar comunicação entre as equipes
Caxias do Sul (RS) – Na Master, fabricante de freios automotivos, estudar é preciso — e incentivado. No ano passado, a empresa criou a figura do representante de equipe dentro da fábrica: a cada ano, o gestor escolhe um empregado para ser o representante e ele passa a agir como um líder de equipe, responsável por passar aos demais o conhecimento que recebe nas 200 horas de treinamentos técnicos e comportamentais durante 12 meses.
Uma motivação e tanto para todo o grupo. “Tem gente que estava há anos sem estudar e agora, como representante, está finalizando o Ensino Médio ou fazendo faculdade”, diz um gestor. O programa fez tanto sucesso que passou a ser adotado também no nível administrativo, nos mesmos moldes.
“Hoje, existem 72 representantes de equipe de todas as áreas”, afirma Adriano Giacomelli, gerente administrativo e de RH. Em 2011, a Master também criou um comitê de funcionários para discutir as ações de qualidade de vida. A companhia já tinha o programa De Bem com a Vida, responsável por campanhas de segurança, alimentação saudável e antifumo.
Mas a expectativa é que o comitê de funcionários traga ações mais personalizadas para o grupo. Assim como as outras empresas do Grupo Randon presentes neste Guia, a Master preza também pela qualidade dos benefícios. Oferece plano de saúde, ônibus para transporte dos empregados, previdência privada, programa de preparação para a aposentadoria. E ainda organiza torneios de esporte, passeios e viagens.
De acordo com os profissionais, a remuneração e o programa de participação nos resultados (PPR) são os mais altos da região de Caxias do Sul (RS), onde fica a sede. “Para um salário de 1.000 reais, a PPR chega a dar 3.000 reais”, diz Adriano. As oportunidades de crescimento também são boas.
Para se movimentar na carreira, os funcionários se inscrevem nas vagas abertas internamente, inclusive nas anunciadas por outras fabricantes do grupo, e participam do programa de sucessão, para assumir cargos de coordenadores, gerentes e diretores. por Tatiana Sendin, de Caxias do Sul (RS)
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
A empresa se preocupa com a segurança, a saúde,a família e a sociedade, e tem um programa para incluir pessoas com necessidades especiais. | A cultura do trabalho em equipe é tão disseminada que o conhecimento acaba ficando nas mãos dos indivíduos, e não da empresa. Falta formalizar processos. |