Paredes da Nivea estão cobertas de fotos de funcionários
A ideia é valorizar todo mundo que trabalha na empresa. Uma vantagem bem objetiva oferecida é a flexibilidade de horários
São Paulo (SP) – Pelos corredores do escritório da Nivea na capital paulista, há fotos em preto em branco de todos os funcionários, que são renovadas a cada seis meses ou quando há novas contratações. A ideia é valorizar quem trabalha nessa multinacional.
“Queremos reforçar que são eles que fazem a Nivea seguir em frente”, diz Monica Longo, diretora de recursos humanos. “O próximo passo é desenvolver a mesma ação na fábrica.” E a valorização das pessoas não fica apenas em retratos fixados nas paredes. Na Nivea, o que o empregado diz tem valor.
Foi a partir do resultado de uma pesquisa interna que identificou o desejo do time de ter mais flexibilidade na jornada de trabalho que a empresa criou o Flextime. O programa abriu três possibilidades: o Summer Time, em que, apesar do nome, todos os profissionais do escritório podem sair depois do almoço em todas as sextas-feiras do ano (não só no verão) e compensar essas horas durante a semana; o Home Office combinado com o gestor, para quem tem notebook da companhia e não exerce função que exija presença constante; e o Horário Flexível, com entrada entre 8h e 9h e saída entre 17h e 18h.
Tudo isso surte efeito positivo no clima. “Tenho orgulho de trabalhar com os produtos da Nivea. O clima é ótimo e a cada dia que passa é mais difícil sair daqui”, diz um funcionário. O pacote de benefícios é outro ponto de destaque.
Conta com previdência privada, auxílio-creche, licença-maternidade de seis meses, descontos em produtos da marca, convênio odontológico, vale-transporte ou fretado, vale-refeição para o pessoal do escritório e refeitório na fábrica — bastante elogiado — e convênio médico com reembolso alto: 300 reais para o nível gerencial e 200 reais para o operacional.
A equipe também tem claro o que é preciso fazer para crescer. Todos fazem avaliação de desempenho, que resulta em um relatório de carreira com as possibilidades de crescimento dentro da companhia e as competências que precisam ser trabalhadas ao longo dos meses.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
Gerentes plenos têm direito a carro com vale-combustível de cerca de 600 reais por mês, além de todas as despesas do automóvel pagas. | Os funcionários sentem falta de treinamentos e acham que a política de bolsas de estudo não é clara. Na fábrica, alguns reclamam de excesso de trabalho. |