Randon se destaca com pacote de educação
Empresa é preocupada com o futuro dos negócios e dos funcionários e até plano de saúde vitalício para quem trabalha 40 anos por lá
Caxias do Sul – (RS) – A Randon, fabricante de reboques, semirreboques, carrocerias e soluções para o transporte de carga, é uma empresa preocupada com o futuro. Não só dos negócios, mas de seus funcionários também. “Se eu ficar aqui mais um ano, vou ganhar plano de saúde vitalício, para mim e para a minha esposa”, diz um profissional com 39 anos de casa.
A companhia oferece ainda um programa de preparação para a aposentadoria e previdência privada, além de restaurante na fábrica, ônibus para transporte dos empregados, sistema de empréstimo com taxas menores do que a dos bancos, participação nos lucros, ambulatório médico e ambulância. Também há bolsas de estudos de até 40%, desconto em cinemas e viagens e passeios organizados pela empresa.
E as iniciativas de valorização e desenvolvimento de pessoas se estendem aos familiares e à comunidade. A Randon mantém uma colônia de férias para as crianças até 11 anos (que, em julho, passam uma semana em um acampamento) e dois programas, o Florescer e o Qualificar, para menores carentes e para os filhos de funcionários, com reforço escolar, aulas de arte e música, e cursos técnicos para os adolescentes, que os preparam para o mercado de trabalho.
“Meu filho recebe meio salário mínimo, ganha refeição e volta no ônibus junto com a gente”, diz um empregado. Muitos dos jovens acabam ingressando na Randon mais tarde. Lá dentro, o pessoal do operacional ascende com o Aqui Você Pode Crescer, uma prática que dispõe na intranet as vagas de todas as nove empresas do Grupo Randon (em 2011, foram 226 movimentações).
E o programa de sucessão forma pessoas para a chefia. “Nos últimos cinco anos, 83% dos cargos de coordenadores, gerentes e diretores foram supridos por esse programa”, diz Ivan Antonio Scopel, gerente administrativo e de RH. Quando o profissional é selecionado para uma vaga, fica um ano com um mentor, que ensina as tarefas, o acompanha e aconselha. “Se não der certo na nova função, pode voltar para a antiga”, explica um gestor.
PONTO(S) POSITIVO(S) | PONTO(S) A MELHORAR |
---|---|
As oportunidades de crescimento (foram realizadas 1.121 promoções em 2011); o pacote de benefícios, principalmente de educação; e qualidade de vida. | Algumas áreas de produção são consideradas insalubres pelos funcionários, que também pedem mais espaço na fábrica para aumentar a produtividade. |