Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Empresa contrata funcionários com mais de 45 anos e absenteísmo despenca

Índice observado na CTC caiu de 23% para 4%, e chega a quase zero se considerado apenas o público com 45 anos ou mais da companhia

Por Letícia Furlan
Atualizado em 27 jan 2023, 10h27 - Publicado em 15 ago 2022, 09h29
Mulher madura com cabelos longos brancos e óculos pretos trabalha em uma empresa e está rodeada de outros profissionais
 (Cottonbro/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade
A

CTC, empresa de tecnologia com 1.300 funcionários, iniciou um projeto de inclusão etária para reverter a alta do absenteísmo, que chegou a 23% durante a pandemia. “Ao observar os dados da companhia, verificamos que o indicador próximo de zero ou menor que 1% era de funcionários com idade acima de 45 anos”, afirma Valter Lima, CEO da empresa. 

A partir desse diagnóstico, a CTC criou, junto com a Comissão de Diversidade, um projeto-piloto para contratar profissionais de 45 a 71 anos para apoiar o teleatendimento de um determinado cliente da companhia. Com a equipe mista, a rotatividade caiu de 37%, em maio de 2020, para 6%. O absenteísmo foi de 23% para 4%.

Em 2019, todos os 113 funcionários dessa área eram jovens de 20 e 26 anos. Atualmente, 20% da equipe tem entre 20 e 29 anos; 40%, de 30 a 44 anos; e 40%, de 45 a 71 anos.

Diante dos números positivos, a CTC pretende estender o projeto para outras equipes. “A mudança refletiu em maior produtividade e melhores resultados”, afirma Valter. E a área de recrutamento e seleção já adotou esse novo olhar. “Vamos testar cada vez mais a contratação de pessoas com mais de 45 anos em nossos diversos departamentos”, diz o executivo.

Qualificação

Com a chegada de mais profissionais maduros, a CTC reformulou também suas práticas de treinamento, criando, na plataforma de ensino online, conteúdos voltados ao público com mais de 45 anos. E a duração da qualificação inicial para os cargos também mudou, passando de 11 para 22 dias. 

Continua após a publicidade

“Atualizamos nosso treinamento de forma a preparar pessoas com formações distintas, mas que tivessem comprometimento e facilidade de relacionamento com o cliente. E passamos a entrevistar candidatos que já possuíam experiência com SAC, preparando-os para possibilitá-los a atender o produto tecnicamente, conforme nossa necessidade”, afirma Valter.

Compartilhe essa matéria via:

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.