Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Paulo Marinho, da Globo: “O RH é guardião da cultura, mas também dos negócios”

No CONARH 2024, o presidente da empresa falou sobre seus investimentos em tecnologia e revelou bastidores do processo de reestruturação. Confira.

Por Luisa Costa
Atualizado em 6 set 2024, 14h45 - Publicado em 30 ago 2024, 18h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paulo Marinho
     (Sergio Zalis / Globo/Divulgação)

    Na última terça (27), o presidente da Globo, Paulo Marinho, deu uma palestra na 50ª edição do CONARH, maior evento brasileiro de recursos humanos, na zona sul de São Paulo. Na ocasião, o executivo revelou bastidores da transformação de cultura que a Globo promoveu nos últimos anos – e defendeu o papel estratégico do setor de RH.

    “Eu enxergo o RH como um guardião da cultura, mas também dos negócios”, afirmou Paulo durante a primeira palestra magna do evento, após a cerimônia oficial de abertura. Aline Midlej, jornalista da Globo News, ajudou a conduzir a palestra, fazendo perguntas ao neto de Roberto Marinho. Paulo Vieira, comediante e apresentador do GNT, também participou do evento.

    Segundo Paulo Marinho, a Globo está promovendo mudanças internas há quatro anos, integrando empresas do grupo e buscando novas competências – principalmente digitais. O executivo afirma que a necessidade de se reinventar surgiu por conta das transformações tecnológicas que afetam significativamente o mercado de mídia.

    “O primeiro desafio [da renovação] estava relacionado às pessoas que trabalham no grupo”, disse Paulo durante a palestra. “Porque você impacta processos decisórios, muda dinâmicas de influência e poder… Não é um processo fácil. Nós brigamos bastante, principalmente no início.” O presidente afirma, porém, que hoje está feliz com o momento da empresa.

    Inovação e tecnologia na Globo

    A Globo contou com a ajuda de uma consultoria para se reorganizar. Na época, pessoas que ocupavam cargos estratégicos juntaram-se em grupos multidisciplinares para redesenhar macroprocessos – e, nas palavras de Paulo, “repensar muita coisa”. A reestruturação juntou TV Globo, Som Livre, Globoplay e outras no mesmo balaio.

    Continua após a publicidade

    A necessidade de investir em tecnologia e inovação estava no cerne das mudanças – e tomou muita atenção dos profissionais da empresa durante dois ou três anos. O resultado é que, hoje, todo o conteúdo da Globo está disponível digitalmente, por exemplo.

    “Também obtivemos um conhecimento profundo sobre os telespectadores brasileiros, investindo em coleta de dados”, disse o executivo. A empresa de mídia teria melhorado a curadoria, o desenvolvimento e a entrega de conteúdo, tornando-se mais assertiva. Além disso, adotou ferramentas de inteligência artificial para otimizar campanhas e aprimorar seu sistema de recomendação de conteúdos (na Globoplay), por exemplo.

    Sobre o tema da IA, Paulo abriu um parênteses: “Nós apostaremos, sim, na inteligência artificial generativa a médio prazo. Mas sempre de maneira complementar, porque valorizamos muito os nossos talentos”.

    Cultura da Globo

    A cultura organizacional também passou por um processo de renovação. O presidente da Globo contou que a empresa de mídia revisou seu manifesto de cultura três vezes nos últimos anos, de modo a valorizar a colaboração. (Hoje, o slogan da companhia é “juntos, fazemos história”.)

    A Globo também revisou sua estratégia de remuneração para melhorar a variação salarial de longo prazo. Investiu no desenvolvimento de lideranças e em programas de sucessão, que incluem níveis cada vez mais baixos da pirâmide hierárquica. E está alcançando “números muito consistentes e robustos” no que diz respeito ao aumento da diversidade.

    Continua após a publicidade

    “Nós falamos com milhões de pessoas”, disse o executivo. “Acreditamos que investir na diversidade é a melhor maneira de representarmos ‘os muitos Brasis’ nas telas.”

    O presidente da empresa afirma que, apesar de tanta transformação, algumas coisas não mudam. “Queremos continuar sendo um ponto de encontro para os brasileiros, que são nossa fonte de inspiração.”

    Compartilhe essa matéria via:

    Erramos: uma versão anterior desse texto dizia que Paulo Marinho era filho de Roberto Marinho. Mas ele é neto do jornalista e empresário. 

     As empresas estão mudando. O tempo todo. Fique por dentro: acompanhe a Você RH no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.