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Busca pela felicidade influencia tendências de mercado e números provam

Mudança no comportamento do colaborador faz com que empresas busquem soluções para atrair e reter os funcionários

Por Abril Branded Content
26 fev 2024, 09h00

As transformações no mercado de trabalho têm sido marcantes e, sobretudo, impulsionadas pela crescente demanda dos profissionais por uma carreira que transcenda o mero cumprimento de tarefas. O contexto intensificou-se ainda mais após a pandemia do coronavírus, quando a saúde e o bem-estar tornaram-se prioridade para muitos trabalhadores. Entre as tendências atuais estão questões que envolvem inteligência artificial, modelos flexíveis, desenvolvimento da liderança, saúde mental e busca pela felicidade. 

Os modelos de trabalho home office e híbrido, praticados em escala pelas empresas desde o início da pandemia, geraram uma busca por mais qualidade de vida e equilíbrio entre as jornadas pessoais e profissionais. Uma pesquisa realizada pela Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores, revelou que o modelo não presencial é o preferido por 58% dos entrevistados. Mas os parâmetros não param por aí. 

“É muito interessante perceber como a felicidade vem sendo colocada como uma questão que também é responsabilidade da empresa”, diz Fabiana Galetol, diretora-executiva de pessoas e responsabilidade social corporativa na Pluxee. Isso porque a pandemia reforçou o valor do propósito como uma qualidade de vida e fez com que muitos colaboradores repensassem suas escolhas. 

Fabiana aponta que as empresas também precisam olhar para o número de pessoas que estão adoecendo no mundo. De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde em 2023, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Ainda segundo a diretora, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, a expectativa é que 6 trilhões de dólares sejam gastos com transtornos mentais até 2030. E mais: nos últimos dez anos, foram gastos 20 vezes mais em concessões de auxílio-doença. “É preciso refletir sobre o papel da organização dentro desse cenário”, pontua.

Como a empresa pode engajar o seu colaborador? 

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Sabemos que cada indivíduo faz as suas próprias escolhas profissionais, mas é papel crucial da empresa que quer mudar esse contexto oferecer benefícios que toquem o bem-estar. Até porque outra pesquisa realizada pela Pluxee diagnosticou que 76% das pessoas sentem que sua performance no trabalho é afetada quando não cuidam de sua saúde física ou mental.

Os benefícios podem ser tangíveis em bem-estar físico, emocional, relacional e intelectual. “Há como fornecer auxílio-médico, nutricional, jurídico, psicológico, financeiro e impactar positivamente a saúde do colaborador – de forma integral”, diz Fabiana. A Pluxee nasce com o objetivo de redefinir a experiência tanto do colaborador quanto do RH, ao amplificar os bons momentos e ao criar um mundo de oportunidades. 

“Conseguimos perceber esses impactos não só por meio de pesquisas, mas também na atração e na retenção de colaboradores. Hoje é possível atrair candidatos a uma vaga pelos benefícios oferecidos, já que o colaborador tem esse olhar mais amplo para o pacote como um todo – que faz diferença em seu engajamento com o trabalho e na sua felicidade”, pontua a diretora. 

Múltiplos benefícios

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Com o uso de cartões de multibenefícios, os profissionais têm a oportunidade de desfrutar o poder de escolha para utilizar o benefício de acordo com suas preferências e necessidades individuais. Esse cenário permite a construção de uma carteira de benefícios personalizada, contemplando aspectos como saúde e bem-estar, combustível e até mesmo a possibilidade de incluir verba como um “presente”. A capacidade de movimentação dentro dos limites legais, adequando as carteiras de benefícios às necessidades individuais, é um aspecto altamente valorizado. “Dentro do propósito de cada RH, conseguimos oferecer uma gama de benefícios flexíveis. Com isso, o colaborador tem a autonomia de definir o que faz mais sentido para ele no momento”, explica Fabiana. 

Para estabelecer o melhor cenário, a Pluxee atua de maneira consultiva com cada empresa e, a partir do entendimento do contexto atual e do propósito da marca, monta junto com ela a carteira de benefícios ideal. “Com um olhar de dentro para fora, e de fora para dentro, desenhamos aquilo que é compatível com o que o RH enxerga no momento e oferecemos o que há de melhor no mercado para seus colaboradores”, ressalta. Assim, de acordo com ela, a empresa consegue ver uma melhor atração e retenção de seus colaboradores, bem como medir o índice de engajamento e de felicidade.

Para isso, a Pluxee conta também com um novo produto global, o The Happiness Index, uma plataforma que auxilia as empresas a mensurar os principais impulsionadores de engajamento e felicidade dos colaboradores para fortalecer sua estratégia de gestão de pessoas. Nela, a organização oferece ferramentas e insights para promover o bem-estar geral. 

De acordo com um estudo da Universidade em Toronto, trabalhadores mais felizes são 25% mais eficientes, 50% mais motivados, 82% mais satisfeitos e 108% mais engajados. “No final do dia, se você tem colaboradores mais engajados e felizes, você tem uma maior produtividade. É benéfico para as duas pontas”, conclui Fabiana.

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