Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mais que amigos: sócios. Veja 5 dicas para a parceria dar certo

Essa combinação pode ser vantajosa, mas também desafiadora. Confira os conselhos de um psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho.

Por Alexandre Carvalho
8 ago 2024, 12h26
Duas miniaturas de homens de roupa social se cumprimentando. Eles estão em cima de medas prateadas.
 (Getty Images/Reprodução)
Continua após publicidade

Quando amigos decidem se tornar sócios e abrir um negócio juntos, a combinação de amizade e parceria profissional pode ser uma grande vantagem. Mas essa relação também pode ser desafiadora. Se não for gerida com cuidado, pode levar a conflitos sem solução.

Confira as dicas de Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho, para que a mistura de afeto e negócios não acabe com a amizade nem com a parceria na empresa.

Comunicação transparente

Ela é muito importante para que os sócios abordem suas preocupações diretamente entre si, utilizando uma linguagem clara e respeitosa. Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares de feedback. É importante que nesse momento o foco seja falar sobre a empresa, e não no que fizeram no fim de semana.

Saber escutar

A escuta ativa envolve prestar atenção ao que o outro está dizendo, sem interrupções ou julgamentos. “É importante que os sócios se sintam ouvidos e compreendidos, o que pode evitar que os problemas pessoais transbordem para o ambiente de trabalho”, diz o psicólogo.

Pessoal x profissional

Essas duas relações devem ser separadas no ambiente de trabalho. Isso pode ser feito com políticas bem definidas e treinamentos regulares. O foco deve ser nas responsabilidades e nos objetivos da empresa. 

Gestão de tempo

Uma boa maneira de manter o foco é utilizar ferramentas de gestão de tempo e projetos. Agendas compartilhadas e aplicativos de gerenciamento de tarefas podem ser úteis para que os amigos mantenham suas responsabilidades profissionais bem organizadas. “Dessa forma, um sabe exatamente o que o outro está produzindo, criando uma motivação mútua”, afirma Wanderley Cintra Jr.

Continua após a publicidade

Estabeleça acordos

Desde o início da parceria, ter acordos garante que todos os envolvidos estejam alinhados com suas expectativas e responsabilidades. Isso é importante porque, muitas vezes, cada amigo, antes da sociedade, já possui uma rotina de trabalho específica, que pode conflitar com a do outro.

Compartilhe essa matéria via:

Este texto faz parte da edição 93 (agosto/setembro) da Você RH. Clique aqui para conferir outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.