Preparação para centralizar as ferramentas de escritório
A Ri Happy buscou na tecnologia uma maneira de melhorar a rotina de sua equipe e promover uma transformação cultural
Com o objetivo de otimizar o dia a dia de seus mais de 4 mil colaboradores por todo o Brasil, além de transformar a sua cultura organizacional, o Grupo Ri Happy, rede varejista de brinquedos, buscou uma revolução digital ao adotar o Google Workspace. Para isso, contou com a expertise de implementação da Gentrop, empresa de soluções Google Cloud. O resultado: a empresa alcançou 83% de feedbacks positivos durante as 42 horas de treinamento com as novas ferramentas digitais.
Para Paulo Henrique de Toledo Farroco, Chief Digital Officer do Grupo Ri Happy, contar com um parceiro como a Gentrop, que já vivenciou outros processos similares, trouxe muita confiança a todos. “Para o Grupo Ri Happy, esta é a primeira vez que uma mudança assim acontece, mas para a Gentrop é a enésima vez que participa de um projeto de transformação como esse”, explica o executivo. “Ter um parceiro confiável e com experiência trouxe segurança e nos fez sentir amparados. Nossa experiência até agora tem sido muito positiva.
”A complexidade do processo era uma preocupação recorrente da equipe envolvida no projeto, especialmente pela adoção de novas ferramentas e pela jornada de aprendizado necessária para a utilização em suas muitas funcionalidades. “Apesar de ser bem complexo, o processo de migração foi tranquilo. Conseguimos mapear todas as dificuldades que teríamos durante o projeto logo no início, o que tornou possível mitigar os erros e possíveis problemas futuros”, garante Hugo Souza, coordenador de Infraestrutura e Telecom.
Transformação muito além de processos
Uma das prioridades do projeto, a transformação cultural visava a uma mudança no comportamento da organização de acordo com os seus valores e promovendo uma cultura que atendesse às necessidades do mercado, dos clientes e dos próprios colaboradores. Paulo Henrique aponta que a empresa está passando por um reposicionamento significativo de mercado, e a escolha do Google Workspace veio para contribuir com a aceleração dessa mudança, que também é cultural e pautou a decisão. “A ideia de colocar o Workspace dentro do nosso negócio foi exponencializar a contribuição e a cocriação entre as áreas. O objetivo é ter trabalhos feitos não mais de forma individualizada, como foi no passado, mas com cocriação para uma melhor produtividade”, conta o executivo.
Se o objetivo é ter todas as ferramentas de escritório centralizadas, proporcionando praticidade e economia de tempo, o Google Workspace torna possível alternar entre e-mail, documentos, calendários e chat sem sair do ambiente de trabalho. Ao reduzir o tempo nessa troca constante de aplicativos e dedicar mais tempo às tarefas essenciais, fica possível otimizar a produtividade.