Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

HR tech encerra atividades por conta de “retrocesso nas pautas de D&I”

Desde 2020, a Plure emprega mulheres e coloca empresas no caminho da equidade de gênero. Agora, acaba por “falta de maturidade do mercado”, segundo ex-CEO.

Por Luisa Costa
Atualizado em 16 ago 2024, 17h46 - Publicado em 16 ago 2024, 17h36
Duas mulheres em fundo preto. Estão vestindo camisetas, também na cor preta. com um texto branco. As duas possuem cabelos escuros, sendo o da esquerda, curto e a da direita, cumprido.
 (Plure/Divulgação)
Continua após publicidade

A HR Tech Plure, antiga “Se candidate, Mulher!”, anunciou o fim de suas atividades. Desde 2020, a startup empregava mulheres e atuava em prol da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Para a CEO Jhenyffer Coutinho, era “a empresa certa no momento errado”.

A Plure tentava captar recursos há sete meses, sem sucesso. “No primeiro trimestre [deste ano], enviamos mais de 100 propostas. Mas apenas dois clientes assinaram contratos”, afirma a ex-comandante do negócio (que aparece à direita na foto acima, ao lado da sócia Fernanda Miranda). Para ela, o grande problema foi a “falta de maturidade” do mercado em relação à importância e aos benefícios da diversidade.

A startup começou como um negócio B2C, oferecendo conteúdos educativos para profissionais que tentavam se recolocar no mercado. Em 2022, anunciou sua primeira rodada de investimento, levantou R$ 1,2 milhão e passou a oferecer produtos e serviços para empresas.

Continua após a publicidade

O objetivo era conectar tais negócios a profissionais mulheres de áreas diversas, promover educação corporativa e aumentar a diversidade no mercado de trabalho, trabalhando principalmente com recrutamento e seleção. (Foi nessa época que a startup passou por um rebranding e mudou de nome.)

De 2020 para cá, a Plure atendeu mais de 250 mil mulheres, recolocou 30 mil e teve mais de 70 empresas parceiras, como Samarco, Volvo e Ambev. Venceu, por três anos consecutivos, a categoria “impacto social” da premiação Startup Awards, a maior na área da inovação no Brasil.

Jhenyffer, por sua vez, já recebeu (e aceitou) um convite da Gupy, empresa líder em tecnologia para RH, para se tornar sócia e líder na área de pessoas candidatas.

Continua após a publicidade

Retrocesso em D&I

A ex-CEO da Plure afirma que, desde 2023, enxerga um retrocesso nas pautas de diversidade e inclusão entre as empresas. Ela defende que algumas companhias relacionam a promoção da igualdade de gênero ao marketing – e, por isso, promovem ações superficiais nessa seara.

“Nem todas as empresas estão dispostas a investir tempo e dinheiro em D&I”, afirma em comunicado à imprensa. “A maioria dos investidores e tomadores de decisão nas empresas não enxergam nossas soluções como algo importante para o negócio, mesmo que os dados provem o contrário.”

Uma pesquisa da McKinsey, publicada ano passado, mostrou que o discurso das companhias em prol da diversidade muitas vezes não se traduz, de fato, em avanços significativos. 70% das organizações expressam a vontade de serem mais inclusivas. Mas menos da metade têm a infraestrutura necessária para concretizar essas aspirações.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.