Com a chegada do Dia da Consciência Negra, as discussões sobre racismo se intensificam. Mas palavras são vazias se não há um plano de ação efetivo para a inclusão. Segundo um estudo do Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do Brasil, apenas 4,7% dos profissionais pretos e pardos ocupam cargos executivos. Esse número cai ainda mais quando avaliado o universo de mulheres negras: só 0,4% estão na liderança.
Algumas empresas têm criado oportunidades específicas para pessoas negras. É o caso do iFood, que lançou um programa de recrutamento para esse público e a abertura de 300 vagas exclusivas, que podem ser acessadas aqui. A iniciativa traz oportunidades para diversos cargos e áreas de atuação com foco em tecnologia.
Os primeiros contatos do processo seletivo do programa acontecem entre dezembro e janeiro, e as contratações passam a ocorrer nos meses seguintes. Mas os candidatos podem participar do programa até março do ano que vem, período em que acontece o último processo, para início do trabalho entre abril e maio de 2022. Quem não for aprovado permanecerá no banco de talentos da empresa, podendo ser considerado para outras oportunidades.
O programa foi elaborado pela área de diversidade e inclusão do iFood, com o apoio do Pólen Orgulho Negro, grupo de afinidade de pessoas negras da empresa, e da consultoria Cia de Talentos.