Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ferramenta de IA prevê os colaboradores com maior risco de pedir demissão

Empresa Ahgora, criadora do sistema, também oferece curso gratuito que ensina o RH a lidar com inteligência artificial.

Por Letícia Furlan
Atualizado em 11 ago 2023, 12h47 - Publicado em 10 ago 2023, 16h43
Um homem está concentrado olhando para a tela de um notebook.
 (Pixabay/ Mohamed_hassan/Divulgação)
Continua após publicidade

“O maior risco do quiet quitting é você perder alguém que é muito estratégico para a sua operação”,  afirma Tatiane Zacheo Rodrigues, CMO da Ahgora, empresa que atua com tecnologias para gestão de pessoas. E é justamente aí que a inteligência artificial pode servir como uma aliada. 

Durante o CONARH, maior feira de RH da América Latina, a Ahgora apresentou duas novidades. A primeira, um curso online e gratuito para que profissionais da área de recursos humanos saibam lidar com a inteligência artificial – que você acessa aqui. A segunda é o Attrition, ferramenta baseada na IA e no machine learning que prevê quais colaboradores têm maior probabilidade de pedir demissão

Dados têm de ser acurados

Para Rodrigues, um grande alerta ao RH está nos dados alimentados por formulários, até então a maneira mais tradicional de medição da satisfação do colaborador. “Você manda um pedido para que a pessoa preencha um documento para a área de recursos humanos. Nesse movimento, os funcionários se assustam e tendem a não contar as verdades absolutas”, argumenta. 

Continua após a publicidade

O Attrition surge para lidar com os dados de maneira mais orgânica e inteligente. “Não adianta você olhar o dado pelo dado. Quando ele é cruzado e combinado, pode prever um comportamento que o RH tem como evitar ou pelo menos se preparar para ele”, afirma a CMO.

Uma grande dúvida do RH e dos executivos é como que a inteligência artificial vai impactar a sua área. E empresas têm mostrado cada vez mais a IA como aliada. “Imagine que todo dia a sua base de dados está sendo alimentada e que a inteligência está aprendendo comportamentos que geram demissão e os que geram fidelização”, diz Rodrigues. 

Na ferramenta, há ainda um módulo que consegue identificar quais são os maiores talentos de uma empresa. Isso acontece por meio de feedbacks orgânicos que todo e qualquer funcionário pode dar a algum colega a qualquer momento. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.