Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Grupo Boticário adota home office permanente e modelo híbrido de trabalho

A novidade vale para funcionários corporativos, cerca de 44% do quadro, e possibilita contratações de pessoas que moram em qualquer lugar do país

Por Elisa Tozzi
Atualizado em 23 out 2024, 13h27 - Publicado em 15 set 2021, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A pandemia trouxe transformações no modelo de trabalho de várias empresas e no Grupo Boticário não foi diferente. A fabricante de cosméticos com cerca de 12.000 funcionários precisou colocar todos os profissionais no corporativo – cerca de 44% do quadro – em home office no início da crise da covid-19.

    Mais de um ano depois dessa decisão, a companhia percebeu que seria possível continuar a exercer as atividades de um jeito diferente no pós-pandemia e anuncia, com exclusividade para VOCÊ RH, que adotará três modelos ao mesmo tempo: presencial para funcionários das fábricas, centros de distribuição e lojas físicas; home office permanente para empregados que não precisam de equipamentos da empresa; trabalho híbrido para quem precisa utilizar espaços do Boticário em alguns momentos (como o pessoal de pesquisa e desenvolvimento e de tecnologia).

    “Nossas conversas dentro de casa e os feedbacks que recebemos mostram que não dava para voltar a como era antes da pandemia. Precisamos de flexibilidade e temos que tratar as pessoas de acordo com suas diferenças”, diz Sandro Bassili, vice-presidente de pessoas do Grupo Boticário. “Vamos tentar manter o melhor dos dois mundos, virtual e físico. Não perdemos colaboração, mas as pessoas sentem falta do olho no olho. Por isso, teremos momentos presenciais de encontro no pós-pandemia, como visitas à fábrica e reuniões de planejamento, por exemplo.”

    Contratações em todo o país

    Com esse novo estilo de trabalho, o Boticário poderá recrutar profissionais de todo o país para as vagas remotas – e isso já está acontecendo. Na área de tecnologia, por exemplo, que quintuplicou o número de pessoas neste ano, 20% dos empregados já moram em cidades em que a empresa não tem escritório. “Não é preciso estar em São Paulo ou Curitiba, podemos encontrar talentos em outros polos, como Fortaleza e Recife, que são referências em tecnologia, ou no interior. Isso traz diversidade, porque não obriga as pessoas a morar nos grandes centros. Vamos onde o talento está”, diz Sandro. Já há, inclusive, vagas abertas para oportunidades remotas. Para consultá-las e concorrer, basta acessar este site.

    Continua após a publicidade

    Os novos modelos de trabalho serão avaliados ao longo de um ano e a companhia fará ajustes para garantir o bem-estar dos funcionários – tanto que, desde o início da pandemia, o Boticário roda pesquisas de clima semanais para receber feedbacks e medir o engajamento. A cada semana, 6.000 pessoas respondem o questionário e já foram colhidos mais de 75.000 feedbacks – 75% dos quais respondidos pelos líderes. “Nada está escrito em pedra. Faremos os ajustes no modelo para acertar”, afirma Sandro.

    Cultura e liderança no trabalho remoto

    Com as atividades à distância, as empresas se preocupam em como manter a cultura viva. Para Sandro, isso vai além do bate-papo no escritório: “A gente preserva cultura sendo coerente na tomada de decisão. Não é só o cafezinho. Na realidade, as pessoas têm medo de perder o comando e controle”.

    Por isso, o Boticário tem estimulado as lideranças a ter mais flexibilidade e a dar mais autonomia para as equipes que estão em trabalho remoto. “Não dá para desassociar o modelo de gestão do modelo de trabalho. Se uma área está em trabalho ágil, a liderança tem que estar comprometida com os OKRs e com o trabalho assíncrono. Se uma área precisa de uma rotina mais rígida, como nas fábricas, a gestão tem que seguir isso. Não tem certo nem errado, são só modelos diferentes. Para funcionar, todas as engrenagens tem que estar encaixadas”, diz Sandro.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.