Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Busca de emprego: headhunter dá 5 dicas certeiras de recolocação

Diretora da consultoria de recrutamento Talenses, Isis Borge traz passo a passo para quem está procurando uma oportunidade

Por Redação Atualizado em 18 jan 2021, 20h36 - Publicado em 19 jan 2021, 09h00

A headhunter Isis Borge, diretora da consultoria de recrutamento Talenses e colunista de VOCÊ RH, traz cinco dicas para quem está em procurando emprego neste ano. Para ela, 2021 já começa com o mercado se reaquecendo e os profissionais devem usar o momento para encontrar uma vaga.

Veja o passo a passo:

1. Ative o networking

Vez ou outra sou questionada sobre como criar e manter o networking. Aproveite o período para enviar mensagens de Feliz Ano Novo e agendar cafés virtuais com amigos e ex-colegas, de trabalho e de estudo. O networking, aliás, é algo que deve estar na agenda de todos o ano todo e não só quando estamos em busca de uma nova oportunidade no mercado. Organize a agenda para que seja um hábito ter contatos com pessoas diferentes toda semana e mantenha esses contatos ativos ao longo do tempo. Pelo networking é possível avisar as pessoas que você está aberto a uma nova oportunidade. Incluir recrutadores na lista de networking também é uma ótima estratégia.

2. Atualize seu perfil de LinkedIn e pense sobre seu posicionamento nas redes sociais em geral 

Na avaliação do seu LinkedIn, lembre-se de ter uma foto recente e que transmita a imagem de credibilidade que você deseja que o outro tenha. Deixe a página o mais completa e atualizada possível, como se fosse uma cópia do currículo. Aproveite para ativar a sua rede curtindo e comentando postagens ou compartilhando opiniões e conteúdos relevantes para a sua área de atuação. Com relação às demais redes sociais, considere que, para algumas pessoas, você é o que posta.

Continua após a publicidade

3. Revise seu o currículo

Edite seu currículo e mantenha-o atualizado. Avalie se ele está objetivo e apresenta com clareza os principais resultados alcançados na carreira. Atente-se a utilizar palavras-chave que tenham a ver com a sua área de atuação. Preste atenção especial ao tamanho do currículo: prefira arquivos com, no máximo, duas páginas. Eu já fiz um artigo com tudo o que você precisa saber sobre currículo.

4. Prepare-se para as entrevistas remotas 

A maior parte dos processos seletivos continuará sendo feito de forma remota. Sugiro que você leia  artigos que podem ajudar muito nessa fase: Como Se Preparar para Uma Entrevista por Vídeo; Conheça os Sinais de Linguagem Corporal Que Influenciam os Recrutadores; Como Responder Bem As Perguntas Que Um Headhunter Faz; e Perguntas Mais Temidas da Entrevista de Emprego.

5. Planeje a meta almejada, quais empresas te interessam e em quais funções deseja atuar 

Você tem um plano de carreira? Já procurou saber como procurar um novo trabalho na quarentena? Ter um objetivo mais claro de carreira vai te ajudar nessa jornada de ir atrás das novas oportunidades. É claro que oportunidades diferentes devem surgir e devemos estar abertos a elas, mas vejo que quem define com mais clareza os pontos mais imprescindíveis dessa próxima etapa profissional tende a tomar as melhores decisões para chegar ao objetivo.

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Continua após a publicidade
Publicidade