Plataforma impulsiona o match entre jovens e vagas nas empresas
Ferramenta adquirida pela Rede Cidadã usa inteligência de dados e mapeamento de perfis para promover o primeiro emprego.

A Rede Cidadã, organização social sem fins lucrativos na área de inclusão social e produtiva de jovens e adultos, anunciou a compra da Taqe, plataforma gamificada de recrutamento especializada na intermediação de oportunidades de trabalho e educação. A plataforma tem feito a intermediação de vagas ao promover o “match ideal” entre candidatos e oportunidades. A aquisição faz parte da estratégia da organização para ampliar o acesso de seus beneficiários ao mercado de trabalho por meio da tecnologia e também reforça suas iniciativas de transformação digital.
Com a incorporação, a Rede Cidadã passa a adotar os processos e funcionalidades da Taqe em seus programas de formação e empregabilidade. A plataforma utiliza inteligência de dados para mapear perfis de jovens, conectando candidatos a oportunidades compatíveis com suas habilidades, conhecimentos, interesses, entre outras características. Esse processo aumenta a aderência dos candidatos às vagas e cursos, o que pode melhorar os índices de retenção e desenvolvimento profissional do público atendido.
“Estamos ainda muito entusiasmados com as oportunidades de apoio e desenvolvimento de projetos de investimento público e social privado, que beneficiam diferentes pessoas em vulnerabilidade, como aquelas em situação de rua, assim como jovens de famílias que vivem abaixo da linha da pobreza”, afirma Renato Dias, Fundador e CEO da Taqe.
Para Fernando Alves, fundador e diretor executivo da Rede Cidadã, a aquisição tem um sonho ambicioso: “É consolidar a Taqe como a plataforma de referência na inclusão social e produtiva no Brasil, reunindo sociedade civil, empresas, órgãos públicos e outras organizações sociais — todos atores fundamentais nessa jornada de impacto”.
Oportunidade para o primeiro emprego
Um programa seletivo que contará com a plataforma é o Jovem Aprendiz, que enfatiza o desenvolvimento de competências de jovens por meio de capacitação contínua e práticas que favorecem a inclusão, mantendo parceria com empresas como Claro, Coca-Cola, HDI, Accenture, Gol Linhas Aéreas, Banco do Brasil, Mercantil, Inter e Arcos Dourados.
Para os jovens que almejam ingressar no mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz da Rede Cidadã é uma oportunidade principalmente para conquistar o primeiro emprego. Além de garantir uma remuneração que varia entre R$ 700 e R$ 1.300, conforme a carga horária – que pode ser de quatro a seis horas diárias – e a região, o programa adota um modelo de aprendizado cinco dias por semana, sendo quatro dedicados a atividades práticas na empresa e um voltado à formação teórica na Rede Cidadã, com direito a dois dias de descanso.
Além disso, os selecionados também recebem vale-transporte e passam por capacitações para aprimorar seu desenvolvimento profissional.
Os interessados podem se inscrever acessando os links específicos para cada região:
São Paulo e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-saopaulo
Belo Horizonte e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-belohorizonte
Rio de Janeiro e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-riodejaneiro
Salvador e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-salvador
Campinas e região: aprendiz.taqe.com.br/redecidada-campinas