Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Vagas para recrutadores quadruplicaram em 2021: como se destacar na área?

Levantamento do LinkedIn mostra que a carreira está em ascensão. Especialistas mostram os desafios e as habilidades mais importantes para os recrutadores

Por Elisa Tozzi
Atualizado em 7 set 2021, 08h20 - Publicado em 7 set 2021, 07h00

O LinkedIn divulgou uma boa notícia para quem trabalha com recrutamento e seleção: o número de vagas para recrutadores no Brasil quadruplicou em junho de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. A tendência é que a carreira cresça com a melhoria dos índices da economia e, segundo o LinkedIn, as posições para essa área estão voltando aos poucos ao nível pré-pandemia.

A pesquisa também mapeou os aspectos que são mais importantes para os profissionais que buscam um recolocação na área. Os três primeiros são:  equilíbrio entre vida pessoal e profissional, remuneração e cultura da empresa. Mas um fator se destaca: estabilidade da posição, índice que cresceu 21%.

É muito positivo que a demanda dessas posições esteja aumentando no Brasil e ao redor do mundo. Com tantos desafios no mercado profissional no último ano, é compreensível que fatores como a estabilidade do emprego esteja no topo da lista de prioridades”, diz Ana Claudia Plihal, executiva de Soluções de Talentos do LinkedIn.

Como se destacar na área de recrutamento e seleção

Com mais vagas nessa área, o que um profissional deve fazer para se destacar? Para a Ana Paula Montanha, sócia-diretora de Capital Humano da Hayman-Woodward, escritório especializado em imigração, uma competência fundamental é ter pensamento estratégico.

Continua após a publicidade

Entender de planejamento estratégico irá aumentar a compreensão sobre o posicionamento da empresa em comparação com os  concorrentes, e melhorar a busca por executivos que possam estar em outras indústrias e segmentos mas que possuam visão inovadora e que agreguem valor. Um headhunter brilhante vai além do recrutamento no concorrente”, diz a especialista.

Além disso, investir no conhecimento de idiomas também é importante – já que o recrutamento internacional é uma tendência forte. “O mundo globalizado exige que se pense o recrutamento em múltiplos países”, explica Ana Paula.

Continua após a publicidade

Os principais desafios

Para ter um carreira longeva na área, é preciso ficar atento às transformações do mundo do trabalho. Fernando Pedro, diretor geral da Assigna, empresa do Talenses Group especializada em Staff Loan (trabalho temporário e terceirizado), indica que as tendências mais importantes são: novos modelos de contratação, trabalho remoto, carreiras em Y, desafios geracionais, diversidade e inclusão e escassez de talentos em algumas áreas – especialmente em tecnologia, que tem mais vagas do que profissionais no Brasil.

“Existe também o desafio de acompanhar as novas tecnologias que surgem no setor e exigem do recrutador agilidade de aprendizagem. Ao mesmo tempo, o cuidado com o humano tem que continuar independentemente da tecnologia. Mesmo que tenhamos ajuda das máquinas para agilizar os processos, sempre teremos um ser humano do outro lado”, diz Fernando.

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.