Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

97% das empresas consideram importante humanizar o recrutamento

Embora o índice seja alto, as companhias ainda cometem muitos erros durante a seleção. Os principais são falta de feedback e testes excessivos. Entenda

Por Elisa Tozzi
Atualizado em 23 out 2024, 13h27 - Publicado em 23 set 2021, 07h00
Imagem mostra um homem negro numa videconferência conversando com uma mulher negra
 (Linkedin Sales Solutions/Unsplash)
Continua após publicidade

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a imagem que transmitem durante os processos seletivos. Prova disso é uma pesquisa feita pela VAGAS.com, que ouviu 166 companhias e 10.172 candidatos que revela que, para 97% das organizações, tornar a seleção mais humanizada é algo muito importante. Do ponto de vista dos profissionais, 42% esperam ser acolhidos pelas companhias no recrutamento.

Mesmo com essa percepção, ainda é comum que o RH cometa deslizes que podem prejudicar a imagem corporativa. Um dos mais comuns é não dar retorno aos candidatos – o que pode custar caro em termos de reputação. “Como o próprio estudo mostra, a raiva é um sentimento que aparece apenas no cenário em que não há nenhum tipo de troca, nem o retorno negativo consegue ter um impacto tão ruim”, diz Leonardo Vicente, especialista em Marketing da VAGAS.com

Excesso de etapas

Outro problema comum é não ter cuidado com o uso de tecnologia nos processos seletivos. “Automatização não precisa ser sinônimo de robotização e frieza, pelo contrário. Muitas vezes, a automação é o único meio de personalização”, explica Leonardo. A questão é que várias companhias estão aproveitando a facilidade da tecnologia para dificultar a vida dos candidatos.

“É possível observar uma enxurrada de pessoas nas redes sociais reclamando por terem investido muito tempo para, no fim, receber uma resposta automática e fria de que ‘você não tem a experiência necessária’. O questionamento deles é: por que me fez passar por essa essa enxurrada de testes então?”, explica Leonardo. “Ficou fácil pedir e não proporcionalmente fácil participar, e isso é um problema. Os RHs precisam garantir que as ferramentas que usam para conduzir seus processos seletivos tenham essa preocupação, pois um processo pode se tornar desumano se não tiver esse olhar.”

Orientação e transparência

Na pesquisa, 50% dos profissionais querem orientação sobre o avanço em cada etapa e 30% gostariam de transparência para ter o máximo de informações possível sobre a participação no processo. Fazer isso não é tão complicado assim. Segundo Leonardo, o primeiro passo é garantir que todos tenham clareza sobre as etapas do processo logo de início e sempre avisar sobre a eliminação de alguma etapa. 

Continua após a publicidade

“Não precisa ser um retorno super personalizado, mas conseguir passar um contexto mínimo do que estava sendo avaliado naquela etapa em que a pessoa parou. Por exemplo, ‘estávamos buscando pessoas com conhecimento avançado em Office e avançamos na seleção com pessoas que demonstraram mais essa habilidade até aqui’, diz Leonardo.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.