Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como fazer um plano de desenvolvimento individual que traz resultados

Com a autogestão em alta e a necessidade de cada um se apoderar da própria carreira, cuidar do plano de desenvolvimento individual é importante. Saiba como

Por Redação
Atualizado em 23 out 2024, 13h44 - Publicado em 16 fev 2021, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com a autogestão em alta e a necessidade de cada um se apoderar da própria carreira, cuidar do plano de desenvolvimento individual, o famoso PDI, se torna muito importante. Thaylan Toth, CEO da Mindsight,consultoria de recursos humanos, ensina como fazer isso

    1. Tenha visão do todo

    É importante começar a preparar o seu PDI focando nos objetivos finais que você quer alcançar, mas também é fundamental não esquecer da missão da empresa em que você trabalha e seus objetivos de negócio para o ano – isso ajudará a se orientar melhor considerando o propósito da marca e por que ela está no mercado.

    Os objetivos que você definir para o semestre ou ano não precisam necessariamente ter uma relação direta com o seu cargo. Podem ser habilidades que você deseja desenvolver para melhorar como um profissional de maneira geral.

    2. Encontre seus pontos fortes e pontos fracos

    Um PDI requer reflexão e autoconsciência. Ao decidir o que você quer alcançar e entender em quais áreas deve focar, o próximo passo é entender como tem usado suas habilidades para esse fim, se elas precisam ser melhoradas e o que precisa fazer para se desenvolver nesses aspectos.

    Continua após a publicidade

    Para essa dica, é possível aplicar uma estrutura que muitas empresas usam para orientar sua estratégia: a análise SWOT. Esse processo é a abreviação de Strenght (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças ou obstáculos). A partir dessa estrutura, compreender tanto as capacidades internas (pontos fortes e fracos) quanto o ambiente externo (ameaças e oportunidades) fica muito mais fácil.

    3. Crie hábitos que sustentem seu crescimento 

    Para alcançar seu objetivo, é importante adotar práticas de apoio que o ajudarão a tornar determinadas habilidades mais necessárias e comuns no seu dia a dia. À medida em que essas tarefas repetitivas se transformam em hábitos concretos e corriqueiros, elas se tornarão mais fáceis de realizar e serão incorporadas mais facilmente em outros momentos profissionais.

    Um exemplo é alguém que gostaria de desenvolver habilidade de argumentação. Um bom hábito de apoio pode ser treinar sozinho a articulação de argumentos favoráveis e contrários sobre assuntos diversos.

    4. Defina restrições

    Todas as pessoas têm momentos de distrações no ambiente de trabalho, que podem ser saudáveis e até ajudar na execução das tarefas posteriormente, mas também podem prejudicar a produtividade e o desenvolvimento profissional. 

    Continua após a publicidade

    Um exemplo é o uso constante de redes sociais. Se esse é um fator que afeta o seu trabalho e impede de concluir obrigações diárias, é interessante colocar restrições na forma como você as tem utilizado, como desligar notificações ou deixar o celular longe em momentos que precisará de foco e concentração.

    5. Esteja aberto a feedbacks

    Em uma pesquisa realizada em 2020 pela Mindsight com profissionais de RH foi possível identificar que para 70% dos participantes, a principal dificuldade na hora de dar o feedback é a falta de preparo dos gestores para conversas difíceis.

    Por isso, saiba que conversas de feedback não são um momento difícil apenas para você – o seu gestor também encontra desafios nesse momento. A recomendação para ambas as partes é estar preparado. Nem sempre vamos obter os resultados que desejamos e esperamos. Por isso, é importante entender que o feedback não é algo pessoal, e sim uma forma de ajudar a melhorar e desenvolver certos pontos e habilidades que ainda precisam de mais atenção. Aproveite esse momento para expor as suas dúvidas, possíveis dificuldades e insatisfações, e entender o que você pode fazer de diferente.

     

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.