Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O desafio de integração da Hemmer à Kraft Heinz no Brasil

Caroline Dias assume a diretoria de RH da multinacional e conta como está sendo o processo de alinhamento cultural depois da compra da empresa brasileira

Por Letícia Furlan
Atualizado em 19 abr 2023, 15h41 - Publicado em 7 abr 2023, 07h05
Carolina está sentada em um sofá vermelho aveludado, atrás dela há um letreiro em neon escrito: "Bem-vindo à casa do ketchup"
Carolina Dias, diretora de RH da Kraft Heinz: programa de mentoria estendido para os 3 mil funcionários até o fim de 2023 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
A

multinacional de alimentos Kraft Heinz, dona das marcas Heinz e Quero, anunciou a compra da fabricante de condimentos brasileira Hemmer em 2021, uma semana antes de se tornar sócia majoritária da BR Spices, do segmento de temperos. Para o mercado, a movimentação sinaliza um avanço na expansão de portfólio da Kraft Heinz. Internamente, o desafio é unificar a cultura corporativa e as práticas de RH.

A BR Spices, que tem 50 funcionários, segue como está, sob o comando do fundador Gabriel Daniel. Já a centenária Hemmer, criada em 1915 em Blumenau (SC), vem sendo integrada ao grupo. Quando a aquisição foi anunciada, a companhia empregava mais de 700 pessoas e era administrada pela quinta geração da família de Heinrich Hemmer. “Não houve demissão em massa”, afirma Caroline Dias, que assumiu a diretoria de recursos humanos da Kraft Heinz em setembro do ano passado. “O movimento foi muito mais passivo: aqueles que não se viam no futuro na empresa escolheram sair.”

Mas o processo ainda não está completo. “Consolidar uma cultura, principalmente de uma empresa familiar, não é algo tão rápido — pode levar meses ou até anos”, diz Caroline, que acompanhou toda a movimentação desde o início. É que a executiva entrou na companhia em 2017, na posição de coordenadora de talentos, responsável pelos programas de estágio e trainee. Antes de chegar à diretoria de RH, Caroline era gerente de pessoas e performance. A expertise em programas voltados para jovens talentos foi estratégica para as ações que agora ganham força na multinacional.

Continua após a publicidade

O desafio

Para unificar processos e iniciar o alinhamento cultural, o RH da Kraft Heinz organizou em Blumenau mais de 50 encontros para entender quais eram as expectativas e as dúvidas dos funcionários da Hemmer. “Todo esse trabalho durou cerca de cinco meses”, diz Caroline. “Em janeiro de 2023, consolidamos os benefícios, os sistemas, a folha de pagamento.” Mas o que vem fazendo a diferença, na visão da executiva, é o programa de mentoria.

Em 2019, a Kraft Heinz lançou uma iniciativa social para conectar jovens de comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo com a alta liderança da empresa. “Deu tão certo que virou uma prática para os talentos internos”, afirma Carolina. “Hoje, a mentoria é um dos nossos principais pilares de desenvolvimento.”

Continua após a publicidade

Antes da pandemia, as reuniões eram presenciais e aconteciam em grupos de até dez pessoas. Depois esses encontros passaram a ser realizados online e para um número maior de funcionários. Até o fim de 2023, a empresa pretende ampliar o acesso ao programa para todos os 3 mil funcionários, incluindo as equipes das fábricas. “Com as mentorias, conseguimos criar uma rede de apoio dentro da Kraft Heinz e uma conexão mais informal entre as pessoas”, diz Carolina. E essa proximidade é fundamental para o fortalecimento da cultura corporativa. “Sabemos que formar adultos é difícil, porque eles já têm crenças estabelecidas”, afirma a diretora. “Mas optamos por um caminho de autoconhecimento, tratando as necessidades dos indivíduos, e não aplicando uma única fórmula para todo mundo.”

Compartilhe essa matéria via:

Esta reportagem faz parte da edição 85 (abril/maio) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.