O impacto do RH na imagem da marca empregadora
Estudo do ADP Research Institute lançou uma nova métrica para medir o desempenho da área de Recursos Humanos
O contato entre a área de gestão de pessoas e os funcionários é fundamental para promover uma cultura de engajamento e pertencimento na empresa. É o que mostra um estudo com 32 mil entrevistados de 25 países do ADP Research Institute, que criou o HP XPerience Score (HRXPS), índice que visa medir o desempenho da área de recursos humanos.
A pesquisa evidenciou a importância do RH para uma marca empregadora forte e positiva, já que o departamento é fundamental para que toda a interação entre empresa e funcionários ocorra. De acordo com o estudo, o escore é maior a cada interação da área com os trabalhadores.
Segundo o levantamento, os funcionários que têm um único ponto de contato com a área de gestão de pessoas são duas vezes mais propensos a dizer que o departamento “promove valor” na empresa. Quando experimentam ao menos sete interações, têm 7,4 vezes mais probabilidade de dizer que o RH é promotora de valor, em comparação com quem não tem interação com a área.
Essa relação se mostra positiva também na retenção de talentos, já que funcionários que se sentem mais apoiados pelo RH têm 3,7 mais probabilidade de não deixar a empresa. Quem não tem essa interação apresenta 3,4 vezes mais chance de procurar um novo trabalho.
Os resultados ainda indicam que, quanto mais serviços de RH são utilizados por um funcionário, melhor a avaliação da área – a integração de novos colaboradores, os processos de desenvolvimento de carreira e os benefícios para a saúde são serviços que resultam em um escore mais alto.