Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

O programa de aprendizes da Diageo voltado exclusivamente para pessoas trans

Iniciativa nasceu na fábrica da cachaça Ypióca, no Ceará – estado que tem um dos maiores índices de violência contra esse grupo minoritário.

Por Sofia Kercher
Atualizado em 5 Maio 2025, 15h45 - Publicado em 5 Maio 2025, 15h44
Imagem de um grupo de pessoas reunidas, com as mãos juntas no centro da roda, formando uma equipe.
 (Divulgação/Reprodução)
Continua após publicidade

Apenas 15% das pessoas transexuais têm carteira assinada. Mais da metade (52,7%) delas afirma ser a única que se identifica dessa forma na empresa. A minoria da minoria da força de trabalho. Os dados são de uma pesquisa realizada em 2022 pelo Grupo Pela Vidda, com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Foi nadando na contramão dessa maré que a equipe de RH da Diageo – fabricante de bebidas como Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray e Ypióca – idealizou o Projeto Journey, programa de jovens aprendizes voltado exclusivamente para pessoas trans.

A iniciativa nasceu na fábrica da cachaça Ypióca, em Itaitinga (CE), em 2022. A equipe de RH do local começou a discutir a ideia internamente e com a Secretaria do Estado, além de participar de feiras direcionadas ao recrutamento desse público.

“Antes de receber esses aprendizes, foi essencial realizar conversas com os funcionários da fábrica e com os mentores que os receberiam, para educá-los acerca da iniciativa e da população LGBTQIA+”, explica Viviane Besani, diretora-executiva de RH da Diageo. Isso é especialmente importante no Ceará – estado que tem um dos maiores índices de violência contra pessoas trans do país.

Desses esforços, quatro profissionais trans foram contratados por meio do programa em 2022 – totalizando 18% dos aprendizes. Ao final do ano de 2023, a porcentagem subiu para 100% dos participantes. Tem sido assim desde então.

Diversidade que atravessa a empresa

Hoje, o processo de seleção é conduzido completamente pelo time de talentos da companhia. A Diageo também mantém um relacionamento com o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, que ajuda no  compartilhamento das vagas. A divulgação do projeto rola nas redes sociais da empresa e pelos próprios participantes do Journey, que mandam novas vagas para sua rede de amizades e contatos.

Continua após a publicidade

Esses jovens estão presentes no setor financeiro, jurídico, administrativo, nos recursos humanos, na comunicação e na produção da Diageo. No ano passado, tiveram 120 horas de desenvolvimento técnico e comportamental. Além da bolsa-auxílio, as pessoas têm direito a transporte fretado, alimentação no local, cesta básica, plano de saúde e odontológico.

Desde a criação do Journey, 44 jovens já passaram por ele. Atualmente, a empresa conta com 18 aprendizes no programa. A média de permanência de cada aprendiz na Diageo é de um ano e três meses, e a taxa de efetivação fica nos 27% – porcentagem que Viviane está batalhando para aumentar.

“Enquanto várias organizações estão indo para o caminho inverso, continuamos fiéis à intenção de criar uma empresa mais representativa e diversa. A iniciativa gera engajamento dos colaboradores e resultados para a empresa”, diz a executiva. Não à toa, o Journey rendeu à Diageo, no ano passado, um Prêmio Regional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – entregue a iniciativas inovadoras de Diversidade e Inclusão.

Continua após a publicidade

“As organizações têm um papel a cumprir na sociedade, não apenas em seu próprio universo. Temos a missão não só de gerar emprego mas de criar provocações”, diz Viviane. “Tenho certeza de que os 400 colaboradores da fábrica vão para casa e falam sobre esse assunto, compartilham, aprendem. Esses números vão se multiplicando e as transformações vão acontecendo.”

Compartilhe essa matéria via:

Este texto é parte da edição 97 (abril e maio) da Você RH. Clique aqui para conferir outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.