Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Um raio X dos escritórios compartilhados

No último ano, o número de empreendimentos de coworking aumentou em 20% no Brasil. Saiba por quê – e conheça as tendências desse mercado.

Por Luisa Costa
Atualizado em 17 jun 2024, 14h48 - Publicado em 17 jun 2024, 14h46
-
 (MirageC/Getty Images)
Continua após publicidade

No último ano, o número de empreendimentos de coworking aumentou em 20% no Brasil. Hoje, há 2.986 espaços desse tipo no país, segundo o Censo Coworking 2024, pesquisa realizada pela Woba. Tal crescimento se deve à economia de até 50% que eles proporcionam às empresas, em comparação ao modelo tradicional de locação. Por isso, 74% dos diretores ou C-levels acham que os escritórios compartilhados são benéficos para suas empresas.

Os empreendimentos que abrigam um segmento específico costumam oferecer o espaço a profissionais de TI – disponibilizando mesas compartilhadas com monitor extra, por exemplo. Mas a maioria dos coworkings são multidisciplinares, e atender às necessidades de setores distintos pode ser desafiador.

“Enquanto startups de tecnologia precisam de uma infraestrutura robusta de TI, profissionais criativos geralmente preferem espaços abertos e inspiradores”, explica Marco Crespo, diretor de operações da Woba. “Então é fundamental [para os empreendedores do ramo] pensar em uma configuração flexível do espaço, identificando o melhor layout para acomodar atividades e equipes variadas.”

A pesquisa também identificou tendências entre os escritórios compartilhados, como a oferta de ambientes dedicados a crianças, salas de amamentação e áreas para eventos corporativos. Também cresce o número de empreendimentos que aproveitam ambientes para outros fins, transformando-os em espaços comerciais e até galerias de arte. A sustentabilidade também está em alta: 52% dos espaços de coworking implementam práticas de responsabilidade social ou ambiental – e apenas 2,3% não têm planos de adotá-las este ano.

Continua após a publicidade

Ar condicionado, sala de reunião e café gratuito são itens obrigatórios nesses escritórios, segundo os entrevistados – em sua maioria, fundadores, sócios e gerentes de coworkings nas regiões Sul e Sudeste. O que destaca um empreendimento no mercado, por sua vez, é a oferta de estacionamentos conveniados e de graça; o funcionamento 24 horas e pet-friendly; e a possibilidade de atendimento em outras línguas.

Compartilhe essa matéria via:

Uma versão reduzida deste texto faz parte da edição 92 (junho/julho) da Você RH. Clique aqui e confira os outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.