Assine VOCÊ RH por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dificuldade em expressar emoções tem a ver com competitividade

Estudo da USP indica que as relações se baseiam cada vez mais na utilidade e são carentes de afeto e compreensão

Por Redação
30 mar 2023, 06h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A

    dificuldade de reconhecer e expressar emoções tem nome, alexitimia, e pode ser fruto de uma construção social. É o que defendem os psicólogos Avelino Luiz Rodrigues e Allan Felippe Rodrigues Caetano, professores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em artigo recente publicado na revista Neurociências e Comportamento e divulgado no Jornal da USP.

    Publicidade

    Para os pesquisadores, é evidente que existe um empobrecimento da linguagem, tanto oral quanto escrita. “A redução do vocabulário atesta o empobrecimento da linguagem. Menos palavras e menos verbos conjugados significam menor capacidade de expressar emoções e de elaborar o pensamento”, afirmam.

    Publicidade

    Outro agravante seria o aumento do sofrimento cotidiano, com crescente competitividade social e econômica e o volume de informações recebidas diariamente — tão grande que impede as pessoas de processarem esses dados adequadamente.

    Segundo os psicólogos, esse contexto pode levar ao desenvolvimento da alexitimia, em que as relações são baseadas na utilidade — carentes de afeto — e os indivíduos mostram traços afetivos pobres, dificuldade em aprender os próprios sentimentos e os dos outros e tendência à dependência ou solidão.

    Publicidade

    Para os pesquisadores, entender a alexitimia como resultado de uma construção socioeconômica pode ajudar na compreensão e na abordagem terapêutica da condição.

    E essa discussão é bem-vinda nas empresas, que lidam cada vez mais com o desengajamento dos profissionais com o trabalho e o aumento dos casos de depressão e ansiedade entre os profissionais. Os apontamentos mostram que as políticas de saúde e bem estar devem considerar a criação de ambientes menos competitivos e mais empáticos e o cuidado com os excessos na comunicação.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.