Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Maioria dos profissionais aceitaria um salário menor em prol do bem-estar

É o que mostrou um estudo da Reconnect Happiness at Work, em parceria com a Pin People, que ouviu 721 profissionais. Veja mais dados.

Por Luisa Costa
10 abr 2025, 16h38
Imagem, em fundo cinza, de um porquinho de porcelana rosa usando um estetoscópio.
 (Gener Vazquez/Getty Images)
Continua após publicidade

A maioria dos brasileiros (66%) pediria demissão e aceitaria outro emprego que proporcionasse mais saúde mental, mesmo recebendo um salário menor, de acordo com um estudo da Reconnect Happiness at Work em parceria com a Pin People.

Segundo a pesquisa, que ouviu 721 profissionais, os principais desafios relacionados à sustentabilidade humana – ou seja, à necessidade de as organizações criarem ambientes de trabalho saudáveis – são a dificuldade de se expressar com a liderança; a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional; e o pouco suporte da empresa ao bem-estar dos funcionários.

A pesquisa também concluiu: profissionais que sempre se sentem produtivos apresentam eNPS de 22, enquanto aqueles que raramente se sentem dessa maneira apresentam eNPS de -84. Como a métrica mede o nível de satisfação e lealdade dos funcionários em relação à empresa, isso significa algo intuitivo: pessoas felizes tendem a render mais.

Os três fatores que mais prejudicam o bem-estar no escritório, para os entrevistados, é a carga de trabalho excessiva; a falta de reconhecimento; e problemas com liderança ou gestão. Já os fatores que mais prejudicam a produtividade são processos inadequados (excesso de burocracia e afins); procrastinação; e carga de trabalho excessiva.

Compartilhe essa matéria via:

Este texto é parte da edição 97 (abril e maio) da Você RH. Clique aqui para conferir outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.