Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os funcionários da sua empresa estão sofrendo com excesso de lives?

Aprenda como fazer uma curadoria de conteúdo para que os profissionais não se percam em lives, webinars e textos que não fazem o menor sentido

Por Redação
Atualizado em 23 out 2024, 10h24 - Publicado em 6 ago 2020, 12h22
 (Chris Montgomery/Unsplash)
Continua após publicidade

A proliferação de lives, webinars e cursos educativos online durante o isolamento social vem colocando os gestores de Recursos Humanos diante do desafio: filtrar o que tem relevância e o que realmente responde às expectativas e necessidade dos funcionário em uma época de tanto conteúdo disponível online. Sem curadoria, as pessoas correm o risco de sofrer de “infoxicação”, uma expressão criada em 1996 e que exemplifica o excesso de informações que nos impacta. Isso já era comum no passado, mas ganhou força durante a quarentena.

Se o RH não tiver um olhar cuidadoso para o que faz – ou não – sentido de ser compartilhado nas equipes, corre-se o risco de o conteúdo desagradar. Tanto que uma pesquisa realizada pelo Podcast Caos Corporativo, veiculada em seu episódio Deus me Lives!, identificou que, na quarentena, 42% das pessoas consideram os conteúdos trabalhados nas lives irrelevantes, repetitivos e sem profundidade.

“Atualmente, as pessoas não navegam na internet, elas naufragam. São ondas e mais ondas de notícias que as afogam em um mundo de incertezas e com um turbilhão de tendências, dicas e pessoas falando sobre assuntos complexos, mas de maneira rasa. Estamos realmente vivendo na era da infoxicação”, diz Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group, empresa de educação digital .

Como filtrar o conteúdo

“Muito mais do que simplesmente escolher um tema a ser abordado, é preciso compreender se o proposto tem relevância para os colaboradores, se entrega valor e responde expectativas”, explica Ana Paula, gerente de Pessoas & Cultura do DOT digital group.

A seguir, confira cinco passos para realizar esse processo de forma eficiente:

Continua após a publicidade

1. Pesquise

Busque acompanhar notícias e artigos, identifique as melhores fontes. Dê sentido aos conteúdos oferecidos, de acordo com os interesses da empresa e o perfil profissional dos funcionários.

2. Opte por conteúdos curtos

Dificilmente será possível manter a atenção e interesse do público com conteúdos muitos extensos. O recomendável é optar por temas e tópicos pequenos, que possam ser trabalhados de maneira contínua e com profundidade.

3. Compartilhe

Identifique quais são os melhores canais de comunicação que podem servir de vitrine para os conteúdos.

Continua após a publicidade

4. Traga novidades

Uma boa curadoria de conteúdo é aquela que se mantém sempre bem atualizada. Por isso, revisite fontes e alimente os resultados e informações da primeira versão.

5. Avalie o que tem funcionado

Curadoria serve para saber o que importa para um público específico. Por isso, é sempre bom analisar como as informações estão sendo consumidas, que tipo de reação estão causando e, principalmente, se estão fazendo a diferença na rotina das pessoas.

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.