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Três passos para pedir aumento ou promoção

Como evitar os principais erros na conversa com a liderança sobre as próximas etapas na carreira

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH
24 fev 2023, 13h28
E

stamos em uma fase de incertezas no mercado para muitos setores da economia. Com isso, as empresas têm se mostrado bastante conservadoras na tomada de decisões, com especial preocupação em preservar o caixa, o que impacta diretamente na concessão de aumentos salariais e de promoções de cargo aos colaboradores.

A questão é que é justamente no primeiro trimestre do ano que grande parte das organizações realiza suas avaliações de desempenho, iniciativa que gera dados fundamentais para recompensar os profissionais com incrementos na remuneração ou novas oportunidades dentro da companhia ao longo do ano.

Diante desse cenário, tenho sido procurada por muitos profissionais interessados em receber orientações sobre como demonstrar ao atual empregador o desejo de se sentir mais valorizado ou até mesmo a respeito da situação do mercado de trabalho para aqueles que desejam se movimentar.

1. Antes de olhar a grama do vizinho, avalie bem o seu jardim

Conheço pessoas que gostam da empresa, da cultura da companhia, das pessoas que nela trabalham e do escopo da função, mas têm como única insatisfação o sentimento de estagnação. Nesses casos, antes de olhar para fora e buscar uma nova oportunidade, sempre aconselho o profissional a conversar abertamente com a liderança direta sobre o ponto de insatisfação. Desde que o colaborador esteja disposto a uma conversa madura, com base em dados e fatos e sem tom de ameaça, sempre será mais vantajoso para a empresa avaliar a possibilidade de resolver o ponto de insatisfação do colaborador engajado do que abrir um processo para substituí-lo.

2. Prepare-se para a conversa com o atual gestor

Nessa conversa, procure entender, por exemplo, as faixas de remunerações praticadas dentro da companhia, os esforços necessários para se tornar elegível a uma promoção e quais são as possibilidades no curto prazo para que a sua situação melhore dentro da empresa. Esse diálogo pode acontecer em qualquer momento do ano, mas o melhor período é, sem dúvida, durante as reuniões de avaliação de desempenho, justamente por ser o momento em que os gestores estão mais focados no tema e abertos a ajustes.

A minha recomendação é que seja uma conversa tranquila e objetiva, sem nenhum tom de comparação com outros profissionais e sim apresentando elementos que demonstrem o seu bom desempenho no trabalho e o desejo de ter um reconhecimento maior por isso. Dizer que gostaria de ter uma promoção porque um colega também teve é um argumento muito raso se comparado ao fato de pleitear o reconhecimento após listar uma série de grandes resultados e contribuições suas para o desenvolvimento do negócio.

Com relação a relevância do seu trabalho para a companhia, liste de fato todos os entregáveis, tudo o que você já contribuiu desde a última vez em que teve uma atualização de cargo ou salário. Isso quer dizer que, por exemplo, se você tem vontade de assumir um cargo de gestão, deve destacar todas as vezes que sua liderança foi fundamental em uma ação ou em um projeto. Se o seu interesse é desenvolver carreira como especialista, liste quais são as suas características técnicas e comportamentais que contribuem para isso e pesquise quais são as possibilidades desse caminho dentro da empresa.

A chave para a reunião ter mais chance de gerar bons frutos é saber escolher o momento do bate-papo e as palavras para abordar o tema. Só assim a conversa será leve, em tom de troca e não de ameaça ou imposição. Ter consciência sobre os atuais desafios econômicos da empresa, do País, do mercado e do setor também tende a ajudar a liderança a tomar uma decisão mais consistente e sustentável, tanto do ponto de vista do negócio quanto da sua própria carreira.

Na medida do possível, prefira que essa conversa seja presencial e com hora marcada. Mas, caso ela aconteça por chamada de vídeo, também opte pelo agendamento de um horário, com espaço para que todos tenham a oportunidade de ouvir e argumentar. Depois dessa conversa, tire um tempo para avaliar se vale a pena continuar na companhia ou se é o momento de buscar o desejado reconhecimento em outra organização.

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3. Se a opção for mudar de empresa, faça uma movimentação calculada

A mudança de empresa é sempre uma possibilidade para quem deseja uma alavancagem salarial e promoção de cargo. Mas, para mitigar os riscos, toda movimentação exige planejamento. Digo isso pela minha experiência diária auxiliando empresas a encontrarem os melhores profissionais e executivos a conquistarem as oportunidades com mais aderência aos seus perfis.

Vejo o quanto é positivo para a carreira das pessoas a oxigenação de contatos, de conhecimentos e de desafios. Mas quando a movimentação é realizada em um momento inadequado ou de uma forma pouco calculada, as chances de arrependimento são muito grandes, ainda que a remuneração seja atrativa.

Aumento salarial e promoção são fatores muito importantes para ter realização no trabalho. Mas isso deve ser parte e não o todo das nossas decisões profissionais. Isso faz sentido para você?

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