Assine VOCÊ RH por R$2,00/semana
Jackie De Botton Por The School of Life Diretora criativa da The School of Life
Continua após publicidade

Empatia é o antídoto contra o individualismo nas empresas

Quando os funcionários se sentem compreendidos e cuidados, tendem a estar dispostos a ir mais longe e a produtividade aumenta

Por Jackie de Botton, colunista de VOCÊ RH
18 fev 2021, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pode parecer estranho dizer isso, mas tenho a impressão de que a empatia foi uma das habilidades emocionais mais desenvolvidas nas pessoas desde que fomos todos trancados em nossos lares, há quase um ano, após o surgimento da covid-19. Funcionários, clientes, chefes, fornecedores… Muitos de nós passamos a trabalhar forçadamente de casa, no improviso e no susto.

    Publicidade

    Inicialmente, com uma rede wi-fi pouco suficiente, com panos de fundo embaraçosamente pessoais: aquele quadro de gosto duvidoso que herdamos do nosso ex; a parede descascada que já deveria ter sido consertada; ou a clássica quina do armário que fica aparecendo justamente no meio da tela do computador… Exatamente de onde o sinal de internet funciona melhor.

    Publicidade

    É a partir de lugares como este, nos quais somos imperfeitos, improvisados e vulneráveis, que temos a chance de ver brotar a empatia. É onde conseguimos enxergar melhor o outro como humano, nos conectando com a realidade altamente imperfeita de todos nós.

    Empatia é diferente de simpatia

    A empatia é um fenômeno um pouco mais elaborado do que a simpatia. Acontece quando você não teve um certo tipo de experiência, mas pode combinar pedaços de sua memória imaginativa para explorar como seria tê-la. Podemos usar essa nossa imaginação para construir pontes para o território do outro a partir de percepções que temos dentro de nós, ainda que não tenhamos vivenciado a totalidade da tal experiência.

    Publicidade

    Você sabe, por exemplo, o que é ficar frustrado. Você entende o medo de sair de casa e pegar um vírus. Você sabe como é sentir que algo é irritantemente incompreensível… A partir desses fragmentos relevantes, você pode juntar com imaginação uma sensação de algo que você nunca experimentou diretamente.

    Continua após a publicidade

    Empatia é, então, a capacidade de entrar nos desejos ocultos e nas necessidades e dores não expressas de pessoas que não são de sua tribo. E isso nos permite levar a sério como seria ser o outro. E esta é uma das habilidades mais importantes para os líderes da atualidade e – por que não – para os profissionais em geral.

    Publicidade

    A importância da empatia no trabalho

    Dentro de uma empresa, quando os funcionários se sentem compreendidos e cuidados, tendem a estar dispostos a ir mais longe, a produtividade aumenta e as companhias têm mais facilidade para manter ou elevar seus resultados. Em suma, ter um ambiente de trabalho empático é bom para o bem-estar das pessoas e a sustentabilidade do negócio. Acredito, inclusive, que somente com empatia consegue-se implementar a diversidade nas empresas de maneira efetiva.

    É ela que nos ajuda a reduzir o volume do julgamento que fazemos sobre o outro a partir de suposições, preconceitos ou crenças. Ela evita conflitos, pois nos afasta das chances de humilhar e ridicularizar alguém, enquanto nos impulsiona a construir relacionamentos mais maduros, duradouros e funcionais, mesmo em momentos difíceis. Isso é especialmente importante no trabalho porque nem sempre escolhemos com quem vamos dividir o expediente ou um projeto, e nunca poderemos ter acesso ao “eu” verdadeiro do outro se não baixarmos a guarda em algum momento.

    Publicidade

    Acredito profundamente que a empatia é uma das principais habilidades que podemos levar para o local de trabalho. Afinal, toda boa colaboração ou todo desenvolvimento de produto, serviço ou projeto requer abertura para avaliar diferentes opiniões e considerar pontos de vista distintos, além de uma boa dose de diferentes habilidades, aptidões e ideias que devem ser discutidas com tato e sensibilidade.

    Continua após a publicidade

    Poder de cura

    No livro Carpe Diem, o filósofo e cofundador da The School of Life Roman Krznaric afirma que a empatia é um “antídoto poderoso para esses tempos de individualismo e uma ferramenta eficaz para uma vida melhor”. Na visão dele, essa habilidade, que pode ser aprendida e aprimorada, tem “o poder de curar relacionamentos desfeitos, derrubar preconceitos, nos fazer pensar em nossas ambições e até mesmo mudar o mundo.”

    Publicidade

    Caso você esteja com dúvidas sobre como ter mais empatia pelo outro, sugiro começar com uma avaliação pessoal. Por exemplo, de que maneira pode ser difícil trabalhar ou conviver com você? Por que e como você gostaria que as pessoas te compreendessem melhor? Nesse exercício, você terá a oportunidade de entender se está sendo bem acolhido e refletir qual tem sido o seu nível de acolhimento com relação ao outro.

    Assinatura de Jackie de Botton
    (VOCÊ RH/Divulgação)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.