Desconto de até 39% OFF na assinatura digital

Vívian Rio Stella

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Doutora em Linguística pela Unicamp. Idealizadora, curadora e professora da VRS Academy, pesquisa e desenvolve trabalhos voltados à lifelong learning
Continua após publicidade

O poder da colaboração: como desenvolver essa competência tão essencial

Um ambiente que ofereça segurança psicológica, valorize vozes diversas e permita o diálogo genuíno entre as pessoas é essencial para a colaboração

Por Vivian Rio Stella, colunista de Você RH
Atualizado em 25 abr 2022, 14h20 - Publicado em 13 abr 2022, 12h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Duas pessoas estão sentadas em frente a uma mesa, olhando um notebook. Outro notebook também está aberto na mesma mesa. Atrás das duas pessoas sentadas, estão outras duas de pé, atentas à tela
     (Pexels/Canva Studio/Divulgação)
    C

    olaboração não é uma competência do século 21, e sim atemporal. Da mesma forma que foi essencial no passado, quando humanos tiveram que colaborar na era caçador-coletor, também o será no futuro. Mas por que, nas organizações, ainda revivemos o modo escolar de trabalho em grupo: cada um faz sua parte — uns menos, outros mais —, mas as pessoas não se sentem reconhecidas, mesmo “tirando a mesma nota”? Por que, quando uma ideia inovadora depende de muitas pessoas, alguém parece carregar o piano enquanto outros querem apenas o holofote? Qual o motivo de uma ideia que se transforma em projeto esbarrar em mil e uma burocracias de outras áreas de interface?

    Como bem afirma Elisama Santos: “Seguimos plantando limões, sonhando em colher doces e suculentas melancias”. Para plantar melancias e, enfim, colaborar, precisamos:

    1. Assumir a responsabilidade compartilhada pelo trabalho colaborativo, e valorizar a contribuição individual de cada pessoa envolvida;

    Continua após a publicidade

    2. Desenvolver a capacidade de nos relacionar respeitosa e empaticamente para criar em conjunto;

    3. Exercitar flexibilidade e predisposição para ajudar a fazer o que for necessário a um objetivo comum;

    4. Ter consciência de que a inteligência ocorre não apenas dentro da nossa própria mente, mas entre nós (palavras das incríveis Dawna Markova e Angie McArthur).

    Essas atitudes e atos dependem fortemente de um ambiente que propicie segurança psicológica, que valorize vozes diversas e permita o diálogo genuíno entre as pessoas, que favoreça a composição de diferentes saberes com espaço para o erro e para a vulnerabilidade.

    Continua após a publicidade

    Um desafio e tanto, não é mesmo? Mas um grande convite para que as equipes e as organizações passem a centrar as ações em gestão do conhecimento e aprendizagem.

    Uma máxima usada por Isabela Ceccato, em “O Poder da Colaboração”, é inspiradora para começar a plantar e semear a colaboração: “Se alguém colaborar com você, revide”. Experimente ser a pessoa que começa uma atitude mais colaborativa e também a que revida.

    Afinal, Einstein já nos dizia “não há maior sinal de loucura do que fazer a mesma coisa repetidamente e esperar cada vez um resultado diferente”

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.