Ambev lançou a “Me chame pelo meu nome (e pronome também)”, iniciativa para auxiliar, de forma gratuita, pessoas trans e travestis no processo de retificação de seus nomes. A empresa conta com a parceria de um advogado especializado no tema para ajudar funcionários que solicitem a troca.
“Sabemos da dificuldade que muitas pessoas… e queríamos acolhê-las nesse momento também”, afirma Michele Sales, líder de diversidade, inclusão… “Por isso, fizemos a parceria com uma equipe de pessoas advogadas que fazem todo o acompanhamento, para que a gente consiga reduzir a interação da pessoa trans/travesti em locais potencialmente transfóbicos”, complementa.
Atualmente, a Ambev tem mais de 100 funcionários trans. Em 2016, a empresa aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, quando também criou o Lager, grupo de afinidades para esse público.
Além do auxílio jurídico em todo o processo, a companhia criou ou guia que detalha os direitos da comunidade e orienta o processo de retificação do nome civil e do gênero em documentos.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.