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5 benefícios da análise de dados para a comunicação interna

O "data-driven" é a programação orientada pela análise de dados e isso pode trazer algumas vantagens na comunicação interna das empresas

Por Redação Atualizado em 11 nov 2021, 17h33 - Publicado em 16 nov 2021, 07h00

Já ouviu falar em data driven? É a prática de basear a tomada de decisão e o planejamento estratégico na análise de dados. Esse conceito vem sendo utilizado por empresas de diversos setores para agilizar e melhorar a qualidade dos processos. Conheça os cinco principais benefícios de usá-lo para aprimorar a comunicação interna:

Criar relacionamentos 

Na comunicação com foco em dados, é possível aplicar pesquisas rápidas e menos extensas para ajudar a monitorar alterações comportamentais na empresa. “Colaboradores entram e saem da organização todos os meses. E a percepção que os funcionários têm da companhia também muda”, afirma Felipe Hotz, CEO da startup Comunica in. “Munido de uma base de dados constantemente alimentada, será mais fácil entender questões de sazonalidade no humor dos colaboradores, a rotatividade e o impacto que esses movimentos têm no dia a dia.”

Saber onde investir

Antes de mobilizar recursos, é possível rodar pequenos testes para entender qual o melhor formato de comunicação. “Experimente ações e entenda qual o melhor resultado possível com o mínimo de esforço atrelado. A intenção não é economizar em dedicação, mas, sim, valorizar as horas de trabalho do time de comunicação interna”, diz Felipe, destacando que nem sempre a ação mais elaborada vai ser a que melhor se comunica com os funcionários. “Você pode descobrir novos formatos de sucesso analisando a reação do público e mantendo uma rotina constante de análise de hipóteses”, explica.

Acompanhar o andamento

Felipe afirma que é importante incluir metas no processo e acompanhar a evolução delas. “As métricas de análise devem estar alinhadas com as metas estratégicas da empresa”, diz.

Apresentar resultados

Para que a alta gestão e outras áreas reconheçam a importância da comunicação interna, é importante apresentar quais são os resultados esperados no curto, médio e longo prazos.

Reavaliar decisões

É preciso saber a hora certa de se desprender de algo que foi previsto, para dar lugar a novas possibilidades. “O acompanhamento de métricas em tempo real ajuda nesse processo”, finaliza Felipe.

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