Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

5 dicas para se sair bem na entrevista de emprego on-line

A pandemia popularizou os processos seletivos que acontecem de forma remota. Mas quais as principais dicas para se sair bem nas entrevistas on-line?

Por Letícia Furlan Atualizado em 9 nov 2021, 12h14 - Publicado em 13 nov 2021, 07h00

A pandemia da covid-19 repaginou os processos seletivos. Para se adaptar à nova realidade, muitos recrutadores e candidatos passaram a se encontrar apenas virtualmente. Além de se mostrar eficaz, o modelo é prático. Mas, afinal, as antigas orientações, pensadas para entrevistas presenciais de emprego, valem para a versão on-line?

Segundo Cecília Barçante, gerente de empregabilidade do PreparaTODOS e responsável pelo PreparaVAGAS, plataforma para consulta de vagas para jovens e adultos das classes C e D, algumas recomendações se mantêm, mas o meio digital tem suas particularidades. Por isso, é preciso:

1. Fazer testes prévios

É importante saber qual será a plataforma virtual utilizada pela empresa para realizar a entrevista, pois existem várias – e, se possível, se familiarizar com os principais recursos. Cecília indica também verificar com antecedência o funcionamento dos equipamentos de áudio e de vídeo e checar a conexão com a internet.

2. Preparar-se como se a entrevista fosse presencial

O cuidado com a apresentação e com os horários é valorizado na avaliação do candidato. Ainda que a entrevista seja on-line, é preciso se atentar aos detalhes, como vestir uma roupa adequada e não se atrasar.

3. Escolher um local apropriado

Reservar um espaço organizado e tranquilo, que tenha poucos ruídos e não seja utilizado como passagem por outras pessoas, é essencial. “O ideal é optar por ambientes com boa iluminação”, afirma a executiva.

4. Pesquisar sobre a empresa

Essa regra vale para ambos os modelos, mas muita gente se esquece dela quando a entrevista não é presencial. Coletar informações prévias sobre a organização ajuda a conhecer melhor a cultura corporativa e as particularidades do segmento em que ela está inserida.

5. Saber se expressar

A comunicação clara é um diferencial em qualquer processo seletivo, mas requer ainda mais atenção quando a conversa acontece on-line. Afinal, desafios como a falta de intimidade com os recursos digitais ou a timidez diante da câmera do computador podem atrapalhar. “É preciso organizar as ideias de forma assertiva”, diz Cecília. “É comum sentir nervosismo e ansiedade, principalmente quando se trata de uma oportunidade de recolocação profissional. Porém, é fundamental que o candidato treine a sua fala e consiga controlar as suas emoções.”

Continua após a publicidade

Publicidade