Hoje, as companhias têm a oportunidade de integrar serviços financeiros a seus próprios sistemas de gestão de pessoas, em parceria com empresas de tecnologia conhecidas como techfins. Elas podem, por exemplo, oferecer contas digitais multisserviços a seus colaboradores, trabalhar com seguros e cuidar de investimentos.
Este cenário representa uma mudança de paradigma, porque desafia as políticas tradicionais de gestão de pessoas e impulsiona um fenômeno chamado bancarização do RH. É sobre este processo que Josiane Francisco, gerente de benefícios da 99 na América Latina, discute no 12º episódio do RHadioCast.
Francisco explica que a tecnologia tem desempenhado um papel crucial ao definir as práticas atuais de gestão de pessoas e defende que há considerações éticas importantes que as organizações devem fazer ao adotar tais soluções bancárias.
Elas estarão lidando com dados sensíveis, portanto, é fundamental priorizar esta questão ao desenhar a dinâmica dos serviços financeiros oferecidos internamente – e ao planejar o treinamento dos profissionais de RH que estarão envolvidos com estas questões.
No novo episódio do RHadioCast, a especialista afirma que a bancarização do RH ainda não chegou à 99, mas a empresa está avaliando a tendência. Ela defende que a criação do próprio sistema financeiro pode ajudar na retenção de talentos, à medida que pode aproximar empregadores e empregados, além de ajudar a criar uma cultura organizacional que promova uma sensação de pertencimento.
Confira abaixo o episódio na íntegra – e veja nossas outras entrevistas no canal da VOCÊ RH no YouTube e na página do RHadio Cast no Spotify.
Este episódio do RHadioCast é um oferecimento de Biz e Visa.