Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

A experiência do colaborador é o tema do 11º episódio do RHadioCast

Rogério Chér explica como cultura, segurança psicológica e aprendizagem contínua estão por trás do engajamento e da alta performance.

Por Redação
Atualizado em 24 out 2024, 09h08 - Publicado em 8 jan 2024, 16h28
Rogério Chér
 (Youtube/Reprodução)
Continua após publicidade

Antes, a satisfação do colaborador estava relacionada à remuneração. Hoje, outras questões são cada vez mais importantes, como a atenção da empresa à saúde mental de seus funcionários e ao equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais. 

Por isso, especialistas no tema defendem que entramos na era da experiência do colaborador. Um exemplo é Rogério Chér, sócio-fundador da Devello e da Winx. No décimo primeiro episódio da RHadioCast, disponível no canal da VOCÊ RH no Youtube, ele explica o que essa mudança de paradigma significa para o RH e para as lideranças das empresas.

Chér afirma que é fundamental lembrar que existem três contratos de trabalho entre o colaborador e sua empresa: o contrato transacional; o contrato psicológico; e o contrato com a identidade organizacional.

O primeiro é o mais óbvio. Ele estabelece remuneração e benefícios; define condições e ferramentas de trabalho. O segundo diz respeito à segurança psicológica e à possibilidade de crescimento profissional que o ambiente de trabalho oferece. O terceiro está relacionado ao impacto social e à reputação de uma empresa – e se eles fazem com que os colaboradores sintam algum orgulho em dizer que trabalham onde trabalham.

“Pensar neste conjunto de contratos é fundamental para desenhar uma experiência do colaborador que, ao final, gere engajamento”, afirma Chér em entrevista ao editor-chefe da VOCÊ RH, Alexandre Carvalho.

Continua após a publicidade

No novo episódio do videocast, o especialista defende que ter uma cultura efetiva também é importante para promover uma experiência do colaborador que gere engajamento e alta performance.

“Quando falamos sobre cultura organizacional, o discurso fica muito filosófico. Cultura é aquele discurso de missão, visão e valores? Também, mas não é só isso. Deve-se definir e demonstrar a cultura na prática da experiência do colaborador – para não cair na armadilha de dizer que a empresa é uma coisa e demonstrar outra.”

Nosso convidado explica como promover uma cultura organizacional forte, efetiva e saudável; discute a relação entre diversidade, inclusão e experiência do colaborador; e fala sobre o papel da tecnologia e da aprendizagem contínua. 

Continua após a publicidade

Confira abaixo o episódio na íntegra – e confira nossas outras entrevistas no canal da VOCÊ RH no YouTube.   

Este episódio do RHadioCast é um oferecimento de Biz e Visa.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.