Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Apenas 36% das empresas brasileiras atingiram a maturidade digital

Pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral mostra ainda que o principal desafio das empresas é desenvolver as pessoas para a transformação digital

Por Redação Atualizado em 18 out 2021, 20h23 - Publicado em 22 out 2021, 07h00

Uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com professores da PUC Minas, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e da Universidad Autónoma do Chile com 260 companhias de varejo, atacado e distribuição do Brasil revelou que apenas 36% das empresas atingiram a maturidade digital.

O estudo analisou diferentes pilares que embasam a transformação digital, como estratégia, liderança, cultura e pessoas – e descobriu que o quesito pessoas é o que tem a menor média de maturidade. De acordo com os pesquisadores, esse dado é alarmante, já que são os profissionais, e não a tecnologia, os grandes responsáveis por conquistar a transformação digital. Os maiores problemas para as empresas nesse sentido são criar medidas para fortalecer a alfabetização digital e desenvolver especialistas em questões centrais relacionadas à transformação digital.

No que diz respeito aos líderes, a pesquisa mostra que o principal ponto positivo é o fato de os gestores apoiarem a implementação da estratégia digital. E o grande desafio é a implementação da mudança em áreas funcionais isoladas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo de VOCÊ RH? Clique aqui para se tornar nosso assinante

Continua após a publicidade

Publicidade