Desde 2019, o Itaú vem passando por uma transformação interna, batizada de iVarejo 2030, para aumentar o acesso dos clientes aos serviços digitais e reformular a rotina nas agências, oferecendo uma experiência de atendimento mais integrada com o mundo virtual.
Acompanhando esse movimento, o banco criou iniciativas na área de recursos humanos para atrair e desenvolver pessoas alinhadas às novas necessidades. “Consideramos essencial que os profissionais do futuro sejam tecnológicos e conectados, adaptáveis, transformadores, orientados por dados e, acima de tudo, humanos”, afirma Renata Oliveira, diretora da área de pessoas do Itaú.
Uma das ações realizadas foi a revisão da metodologia de trabalho, que pretende criar um ambiente menos hierárquico e mais propício à inovação. E o modelo de avaliação de desempenho foi renovado, passando a considerar, além dos resultados alcançados, o desenvolvimento de carreira e os comportamentos esperados para cada cargo e também pelo banco.
Outro novo programa é o Desenvolve, de aprendizagem contínua, que dá aos funcionários a oportunidade de personalizarem suas trilhas de desenvolvimento. “Definimos as competências técnicas e comportamentais para cada cargo e segmento de atuação, para que as pessoas tenham clareza das habilidades e dos conhecimentos que precisam aprimorar em cada degrau de sua carreira”, diz Renata. Para a equipe comercial, a instituição definiu ainda um novo sistema de reconhecimento, que leva em conta a satisfação do cliente, e não apenas a produtividade.
Com os redesenhos, a expectativa do Itaú para os próximos anos é que 50% da receita do banco de varejo venha dos canais digitais, com um número quatro vezes maior de acessos virtuais em comparação ao observado hoje.