O
pacote de benefícios oferecido pela empresa é um dos fatores decisivos na hora de aceitar ou não uma vaga. É o que mostra um estudo da Creditas @Work com 1.500 trabalhadores ouvidos em janeiro de 2022. Os benefícios também são o 5º maior motivo de insatisfação do funcionário com a companhia onde trabalha, atrás da remuneração, possibilidade de crescimento, condições e política de trabalho e possibilidade de promoção.
Toda empresa que mantém vínculo empregatício tem de disponibilizar a seus contratados alguns benefícios que, por lei, são considerados direitos dos trabalhadores – ou seja, fixos. “As vantagens opcionais são uma escolha que varia de empresa para empresa e muitas as oferecem como diferencial competitivo na hora de contratar um profissional”, explica Viviane Sales, vice-presidente da Creditas.
A pesquisa revelou que os que mais valorizam os benefícios são aqueles na faixa etária entre 41 e 55 anos, sendo que 49% deles se importam com os pacotes oferecidos. Considerando todas as idades, o número cai, mas permanece significativo, sendo de 40%. O pacote de benefícios só não é mais valorizado do que a possibilidade de crescimento na empresa, preocupação de 48% dos entrevistados.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 24% dos brasileiros estão plenamente satisfeitos com os benefícios que recebem hoje. E 32% não estão satisfeitos, seja pela ausência ou pouca oferta, seja pela baixa qualidade daqueles que são disponibilizados.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.