O setor de tecnologia da informação enfrenta um déficit de profissionais. O Brasil forma, a cada ano, cerca de 45 mil especialistas na área, volume insuficiente para preencher as 70 mil novas vagas abertas no período, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).
Pensando nisso, o Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, lançou o Migração de Carreira, projeto que prepara pessoas que desejam mudar de área e atuar como quality assurance (garantia de qualidade) ou analista de teste. O programa pode ser acessado aqui e reúne uma série de conteúdos gratuitos. Depois de finalizá-los, os interessados fazem um teste on-line para verificar sua aprendizagem. O resultado é enviado para o FCamara e, a partir daí, os candidatos poderão ser chamados para uma entrevista de emprego no grupo.
Segundo a Brasscom, 41 mil profissionais de TI no país foram contratados nos três primeiros meses de 2021 – número que surpreende quando comparado com todo o ano de 2020, quando foram admitidos 47 mil.
“O objetivo do programa é ajudar a suprir a falta de profissionais no mercado e investir na carreira de quem quer mudar de profissão. Acredito que estamos fazendo a diferença tanto na vida das pessoas quanto no mercado, investindo em aprendizado e acreditando na capacidade de evolução de cada um”, afirma Fabio Camara, CEO do grupo.