Antes, a satisfação do colaborador estava relacionada à remuneração. Hoje, outras questões são cada vez mais importantes, como a atenção da empresa à saúde mental de seus funcionários e ao equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais.
Por isso, especialistas no tema defendem que entramos na era da experiência do colaborador. Um exemplo é Rogério Chér, sócio-fundador da Devello e da Winx. No décimo primeiro episódio da RHadioCast, disponível no canal da VOCÊ RH no Youtube, ele explica o que essa mudança de paradigma significa para o RH e para as lideranças das empresas.
Chér afirma que é fundamental lembrar que existem três contratos de trabalho entre o colaborador e sua empresa: o contrato transacional; o contrato psicológico; e o contrato com a identidade organizacional.
O primeiro é o mais óbvio. Ele estabelece remuneração e benefícios; define condições e ferramentas de trabalho. O segundo diz respeito à segurança psicológica e à possibilidade de crescimento profissional que o ambiente de trabalho oferece. O terceiro está relacionado ao impacto social e à reputação de uma empresa – e se eles fazem com que os colaboradores sintam algum orgulho em dizer que trabalham onde trabalham.
“Pensar neste conjunto de contratos é fundamental para desenhar uma experiência do colaborador que, ao final, gere engajamento”, afirma Chér em entrevista ao editor-chefe da VOCÊ RH, Alexandre Carvalho.
No novo episódio do videocast, o especialista defende que ter uma cultura efetiva também é importante para promover uma experiência do colaborador que gere engajamento e alta performance.
“Quando falamos sobre cultura organizacional, o discurso fica muito filosófico. Cultura é aquele discurso de missão, visão e valores? Também, mas não é só isso. Deve-se definir e demonstrar a cultura na prática da experiência do colaborador – para não cair na armadilha de dizer que a empresa é uma coisa e demonstrar outra.”
Nosso convidado explica como promover uma cultura organizacional forte, efetiva e saudável; discute a relação entre diversidade, inclusão e experiência do colaborador; e fala sobre o papel da tecnologia e da aprendizagem contínua.
Confira abaixo o episódio na íntegra – e confira nossas outras entrevistas no canal da VOCÊ RH no YouTube.
Este episódio do RHadioCast é um oferecimento de Biz e Visa.