Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Empresa paga bônus para quem faz atividade física

Para combater o sedentarismo, a Buser decidiu incrementar o salário dos funcionários que praticam atividades físicas regularmente

Por Bárbara Nór
1 set 2022, 08h24
Cesar está vestido com um moletom preto, está de pé e olha para trás enquanto sorri
Cesar Barboza, diretor de RH da Buser (Celso Doni/VOCÊ RH)
Continua após publicidade
N

a tentativa de promover hábitos mais saudáveis entre seus funcionários e combater o sedentarismo, a Buser, plataforma de intermediação de viagens rodoviárias, criou uma forma de motivar a adesão a uma atividade física: agir no bolso. “Sempre acreditamos na importância de criar condições para que as pessoas tivessem energia para trabalhar”, afirma Cesar Barboza, diretor de RH da Buser. “E o esporte ajuda muito a manter um ambiente mais leve e positivo.”

Lá, quem pratica atividade física por pelo menos quatro horas na semana, quatro vezes por mês, recebe um bônus de 10% do salário. Já quem atinge a meta em pelo menos três semanas ganha um bônus de 5%. Todo início do mês, os funcionários preenchem um formulário para contar como foram as atividades e escolher, em uma relação com cerca de 40 modalidades, quais pretendem levar adiante. A ideia é também acumular dados que possam ajudar a empresa a repensar os benefícios. “Se todo mundo falar que anda de bicicleta, podemos investigar se vale a pena fazer parcerias com empresas de aluguel de bicicleta, por exemplo”, diz Cesar.

Além disso, é possível observar quando algumas pessoas que costumavam praticar esportes passam a marcar menos atividades no mês, o que pode servir de alerta para possíveis problemas no trabalho, como a agenda mais cheia, ou até pessoais, comenta Cesar. Segundo ele, o benefício também ampliou a atratividade da empresa nos processos seletivos e entre os recém-contratados. “As pessoas ficam interessadas e muitas começam a praticar esporte para poder ganhar o valor.” No último ano, a adesão ao benefício do bônus subiu de 70% para 92%, e a do subsídio para academia foi de 30% para cerca de 50%.

Na plataforma corporativa de troca de mensagens, os funcionários compartilham fotos praticando atividades físicas e organizam, por iniciativa própria, torneios de vôlei de praia. Por isso, para Cesar, as vantagens não são só quantitativas — como o número de afastamentos por motivo de saúde próximo de zero e o baixo uso do plano médico —, mas também são sentidas na cultura da empresa. “Para nós, a prática ajuda no engajamento, na proximidade das pessoas e na criação de laços afetivos.”

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Este trecho faz parte da reportagem O Avanço do Sedentarismo, da edição 81 (agosto/setembro) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.