Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Os 5 hábitos das pessoas produtivas

A empreendedora e mentora Luzia Costa cita a procrastinação como um dos grandes problemas atuais. Saiba como evitá-la em cinco hábitos

Por Redação Atualizado em 17 nov 2021, 11h06 - Publicado em 18 nov 2021, 07h00

Nem só de procrastinação vive uma agenda conturbada. Às vezes, os vilões se escondem na falta de intimidade com o planejamento, na mania de querer dar conta de tudo, na inabilidade para dizer “não”. Mas ser produtivo de um jeito saudável é algo que se aprende. Para isso, é preciso desenvolver alguns hábitos.

Para Luzia Costa, CEO do Grupo Cetro, detentor das marcas Sóbrancelhas, Reduci e DepilShop, saber gerenciar o tempo é essencial para ter produtividade. Ela cita estas cinco práticas que ajudam a fazer as pazes com as tarefas diárias:

1. Planejar o dia

“Elenque as atividades e responsabilidades do dia, para ter ideia do que cabe em sua agenda”, diz Luzia. É importante prever as tarefas da casa, os cuidados pessoais e com a família e o lazer. E tente não ocupar todos os horários – passar um tempo sem fazer nada é fundamental.

2. Fazer uma coisa de cada vez

É mito achar que se pode dar conta de várias coisas ao mesmo tempo. No fim do dia, o que sobra é frustração. “Defina prioridades e vá cumprindo cada tarefa separadamente, começando com as mais urgentes e importantes”, recomenda Luzia. “Dessa forma, se não der tempo de concluir alguma, você vai ter a sensação boa de que as prioridades foram cumpridas.”

3. Saber dizer “não”

Aceitar tudo o que é pedido é o caminho mais curto para a sobrecarga. E o excesso de tarefas aumenta o cansaço e o nível de estresse. “Dizer ‘não’ para algumas atividades e pessoas em determinados momentos é também uma maneira de ser mais produtivo”, afirma a empreendedora.

4. Negociar prazos

Nem sempre é necessário recusar uma demanda para manter a agenda em dia. Muitas vezes, conversar para estabelecer uma data melhor para a conclusão da atividade – ou renegociar algo combinado anteriormente – é o segredo para se organizar.

5. Ter outras prioridades

O que mais importa na sua vida além do trabalho? E como se organizar para dar atenção a isso também? “Quando você tem clareza de suas prioridades, todo o resto funciona em perfeita sintonia”, afirma Luzia.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo de VOCÊ RH? Clique aqui para se tornar nosso assinante.

Continua após a publicidade

Publicidade