Falta transparência nos processos seletivos, dizem candidatos
Para quase metade dos candidatos, empresas falham em transparência nos processos seletivos; estudo indica que 58% deles não recebem retorno dos recrutadores
e acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia para RH Mindsight, 48% dos candidatos consideram que falta transparência nos processos seletivos por parte das empresas. Já 58% dos entrevistados disseram não receber retornos adequados dos recrutadores após as avaliações. O estudo, realizado em maio de 2022, contou com a participação de 3.397 pessoas.
Para Thaylan Toth, CEO da Mindsight, a experiência durante o processo é decisivo para atrair e reter talentos, criando, também, uma boa reputação à empresa. “Quando falamos de experiência do candidato, os RHs devem levar em conta as expectativas pessoais e profissionais de quem se inscreve. Transparência e detalhamento claro sobre cada etapa são fundamentais para que todos entendam cada passo do processo, e o motivo pela aplicação de um determinado questionário ou de uma etapa seletiva”, afirmou.
Entre os pontos de melhora por parte dos recrutadores, os candidatos citaram, além do feedback, a descrição da vaga (16%), redução de etapas virtuais (12,6%) e clareza das etapas (12,5%). No geral, os processos seletivos preferidos dos entrevistados foram entrevistas presenciais (63,4%), entrevista online (59,4%) e envio de currículo (56,2%). Já games corporativos, dinâmicas de grupo e vídeos de apresentação foram os preteridos dos candidatos.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.