Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

SXSW 2024: Como promover o bem-estar nos escritórios?

Especialistas se reuniram, no maior festival sobre criatividade e inovação do mundo, para debater como investir na saúde dos profissionais. Suas dicas estão relacionadas às lideranças. Confira.

Por Luisa Costa
Atualizado em 17 mar 2024, 19h50 - Publicado em 17 mar 2024, 19h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Conceito de pedras equilibradas sobrepostas em um laptop.
     (Rawf8/Getty Images/Reprodução)

    Na última segunda (11), o festival South by Southwest (SXSW), reconhecido mundialmente por discutir criatividade e inovação na cidade de Austin, nos Estados Unidos, voltou a falar sobre como promover a saúde mental no mundo corporativo.

    O painel “Prosperando no trabalho: nutrindo o bem-estar nos escritórios modernos” reuniu Gayatri Agnew (Walmart), Megha Bansal Rizoli (Jobs for the Future), Jen Fisher (Deloitte) e  Van Jones (CNN e Rapport.co). Você confere os destaques neste texto, graças à colaboração da VOCÊ RH com Renata Rivetti, especialista em felicidade corporativa que participou do evento, e a empresa de bem-estar Vidalink. 

    Neste painel do SXSW 2024, os especialistas trouxeram três perspectivas principais:

     

     

    Jen Fisher ressaltou que pesquisas da Deloitte apontam que o fator mais relacionado ao bem-estar dos profissionais não é a carga de trabalho: é o relacionamento com gerência e liderança. A autonomia também seria importante – e cada vez mais valorizada.

    Como promover o bem-estar

    Os especialistas do painel trouxeram duas dicas para promover o bem-estar no mundo corporativo. Primeiro: vale lembrar que a liderança reflete os valores da empresa. Pequenas atitudes dos chefes no cotidiano do escritório, como cumprimentar todos em uma sala, são importantes para que as pessoas se sintam incluídas.

    “Se o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é incentivado pela empresa, a própria liderança precisa servir de exemplo e não abrir mão dos seus períodos de descanso, além de checar se os colaboradores estão fazendo hora extra ou se definiram o período de férias, quando necessário”, afirma Renata.

    A segunda dica é: promover uma cultura de bem-estar exige empatia das lideranças. Van Jones contou o caso de um colaborador que estava prestes a ser demitido porque sua performance estava deixando a desejar. Mas, ao compartilhar suas dificuldades tanto no âmbito profissional quanto pessoal, recebeu apoio da empresa – e, logo depois, se tornou o colaborador mais engajado do time. 

    Continua após a publicidade

    “Por isso, gestões orientadas somente por resultados têm uma rotatividade maior: elas abrem mão de analisar a raiz dos problemas – e resolvê-los”, comenta Renata. 

    “Se os profissionais enxergam um esforço da companhia em apoiar seus membros, eles se engajam mais e sentem maior pertencimento. O bem-estar deve ser uma preocupação compartilhada para que todos tenham os recursos necessários para se concentrarem no desenvolvimento profissional”, afirma Luiz González, CEO da Vidalink.

    O especialista argumenta que, além de fornecer benefícios como o acesso facilitado a academias e terapias, o RH precisa identificar as necessidades dos seus colaboradores e trabalhar em conjunto com a liderança para promover uma cultura cujo foco seja cuidar do seu time.

    As palestras e debates do SXSW 2024 acabaram no último sábado (16). Você confere os principais insights do evento sobre o futuro do trabalho no site, nas redes sociais ou no grupo do WhatsApp da VOCÊ RH.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.