Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como está o RH na crise do coronavírus?

Pesquisa exclusiva mostra qual é o papel do RH na pandemia da covid-19. A maioria teve que agir rapidamente e deixar a estratégia para depois

Por Elisa Tozzi
Atualizado em 15 dez 2020, 08h58 - Publicado em 9 abr 2020, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • São Paulo – Qual é o papel do RH durante a crise do coronavírus? Foi para responder a essa pergunta que a consultoria de desenvolvimento humano Wisnet desenvolveu o estudo RHs em Rede: Perguntas para Esse Tempo. No estudo, foram entrevistados, entre 23 e 28 de março deste ano, 115 diretores, superintendentes e coordenadores de gestão de pessoas de empresas de médio e grande porte. Os resultados são divulgados com exclusividade pela VOCÊ RH.

    Para Felipe Urbano, sócio da Wisnet, o levantamento ajudou a compreender quais são os sentimentos e as expectativas do RH durante a pandemia da covid-19. “Para o RH, a estratégia do negócio mudou menos do que a estratégia da sua própria área. O sentimento comum é de que quase tudo que estava desenhado precisava ser refeito”, diz Felipe. Não é à toa que a pesquisa mostra que, para 64% dos profissionais da área, a capacidade de adaptação precisa ser intensificada nesse período. 

    Reação rápida

    Outro ponto destacado pelo sócio foi a necessidade de apertar o botão de emergência e tomar decisões rápidas. “Sobreviver foi a reação imediata. Na tempestade, a estratégia é diferente da que usamos em águas tranquilas. Boa parte dos RHs colocou como questão primária enviar as pessoas para casa, depois refletiu sobre desenvolvimento, clima, engajamento e as demais agendas”, diz Felipe

    O executivo também elogia a postura da maior parte dos gestores de pessoas: “Eles foram, como quase todos os líderes, surpreendidos pela dimensão do impacto dessa crise e estão tendo que ajudar as pessoas com o que podem, da forma que podem. Muitos RHs ganharam uma dimensão à altura da sua missão”. 

    Continua após a publicidade

    Principais resultados

    Veja alguns dos dados levantados pelo estudo da Wisnet 

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.