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Isis Borge Executive Director Talenses & Managing Partner Talenses Group
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Demissões: três fatores que têm motivado as organizações

Comportamentos inadequados dos profissionais estão entre as principais causas de encerramento de contrato. Entenda

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH
Atualizado em 27 jun 2022, 08h57 - Publicado em 24 jun 2022, 09h03
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    tualmente, temos um cenário com muitas empresas contratando. Mas, em sua maioria, o recrutamento não é para posições novas, e sim para substituições. Na conversa com líderes, percebo um discurso muito parecido com relação às razões dos tais desligamentos, e compartilho alguns motivos aqui para que todos possamos ter a oportunidade de sermos profissionais melhores:

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    1. Preservação do caixa

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    Existem empresas desligando funcionários por uma conjuntura do mercado, que são os casos, por exemplo, de muitas startups e empresas de uma forma geral que estão com incertezas com relação aos rumos do setor de atuação e precisam preservar o caixa. Em alguns casos, a organização chega a estar em situações bem críticas, como uma recuperação judicial.

    2. Baixa performance do colaborador

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    Existem situações de desligamentos com base em performance. É quando o desempenho de determinada área está abaixo do esperado e a alta liderança da empresa enxerga que o tal líder não possui habilidades técnicas ou comportamentais para conseguir reverter o cenário no curto prazo. Esse desalinhamento, em geral, acontece devido a falhas de comunicação ou à dificuldade de escuta do gestor que será substituído. Aqui eu citei o líder, mas essa avaliação pode estar relacionada a profissionais de todos os níveis hierárquicos.

    3. Profissional com habilidades comportamentais inadequadas

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    É muito comum ver profissionais com boas qualificações técnicas e certificações serem demitidos em razão do comportamento. Dentro desse cenário, as falhas mais comuns são as seguintes:

    Esses são apenas alguns exemplos bastante comuns e que, muitas vezes, com uma autoanálise podem ser melhorados ou extintos. Mas é preciso estar aberto a querer melhorar, porque o esforço para mudar um aspecto comportamental nem sempre é simples. Requer bastante força de vontade e atenção diária a si mesmo.

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    É importante destacar que, quando a demissão é por um aspecto comportamental, nem todo gestor se sentirá à vontade para dizer com transparência os pontos que o levaram a decidir pelo desligamento do profissional em questão. Então, sugiro que, caso você passe por um desligamento, busque — com gentileza — não apenas questionar os motivos, como também fazer leituras nas entrelinhas do diálogo. Esse cuidado e trabalho a mais é o que pode te ajudar a não repetir erros e falhas, principalmente com relação ao comportamento, em novas oportunidades de trabalho que venham a surgir.

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    Então, meu convite é o seguinte: agora que você terminou de ler o texto, pare para fazer uma avaliação sincera para entender se você se enquadra em um ou mais dos pontos citados. Você se conhece realmente? Já fez um compilado de avaliações a seu respeito, terapia ou teste de personalidade? Quando nos conhecemos, temos mais chance de entender os gatilhos que impactam em reações e emoções negativas e aprender a mudar a forma como reagimos diante de determinadas situações, aumentando o autocontrole diante de contrariedades, por exemplo.

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    Com esse melhor entendimento do que vai no nosso interior, ficamos, de certa forma, até melhores em fazer leituras do ambiente externo e prever uma possível demissão, seja para aceitar melhor a situação ou reverter o cenário enquanto ainda há tempo. O que acha de começar essa autoavaliação agora?

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