Ao entrar no mercado de trabalho, os profissionais da geração Z encontram um ambiente de recursos limitados, maiores exigências e menos recompensas, saturado de pessoas que precisarão trabalhar por muito tempo. Eles nasceram e cresceram em uma era de mudanças profundas e ansiedade constante. Em um ambiente marcado pela onipresença da internet sem fio, pela integração tecnológica em atacado e pelo imediatismo.
“Como resultado, eles cresceram muito rápido e por isso são, realmente, mais precoces”, diz Bruce Tulgan, autor do livro O que todo jovem talento precisa aprender (Sextante, 2017). Em entrevista concedida à Você RH, ele falou mais sobre a geração Z e sobre os conflitos que aparecem à medida que estes profissionais entram no mercado. Confira.
Se os profissionais da geração Z são mais precoces, por que são também considerados imaturos?
Porque eles são isolados e apoiados em um nível que nenhuma criança foi antes deles. A geração nascida na década de 70, foi criada por pais trabalhadores, com pouca atenção e cuidado direto. A geração seguinte, que cresceu na década de 80, recebeu segurança e autoestima.
Os pais de agora são “pais de helicóptero”, porque estão prontos para resgatar o filho caso vejam o mínimo sinal de problema. Os jovens foram tratados como clientes pelas autoridades e instituições, inclusive a escola. Os pais, professores, conselheiros e médicos são mobilizados para supervisionar e apoiar cada movimento da criança, validando suas diferenças, medicando ou desculpando suas fraquezas e dando a eles qualquer vantagem material possível.
Quais são as maiores queixas dos chefes sobre os funcionários da geração Z?
As principais queixas de líderes e gerentes são que eles chegam com expectativas muito altas, só querem as melhores tarefas, fazem o trabalho da maneira que quiserem e não recebem bem feedbacks negativos.
Eles não respeitam a figura de autoridade porque foram tratados como iguais pelos pais. Faltam autoconsciência, habilidades de se comunicar e resolver problemas, além de profissionalismo, pensamento crítico e obediência. Os novos talentos não são apresentados a esses termos na escola nem em casa.
Quando chegam ao mercado de trabalho, muitos gestores acreditam que não é sua função ou que não têm os recursos ou conhecimento para lidar com essa falha na formação dos jovens empregados, e essa falta de habilidade continua crescendo.
Qual é o papel dos líderes para corrigir essas falhas?
Os jovens não ligam para figuras autoritárias ao mesmo tempo em que precisam desesperadamente deles, para nortear suas ações. A maioria dos gestores lida com a falha de comportamento quando elas aparecem: quando o funcionário chega atrasado, comete um erro de julgamento, ou quando há conflitos no time. Isso é lidar com o resultado, não com a causa.
Não existe resposta fácil, mas soluções parciais e complicadas. Os líderes precisam reconhecer o poder das habilidades comportamentais neles, nos outros e nos times e o potencial desse desenvolvimento e lidar com a desconfiança desse jovem que acredita que o sistema ou a empresa não vai cuidar deles e, portanto, estão menos propensos a fazer sacrifícios em torno de promessas de recompensas a longo prazo.
Onde os gestores estão errando na gestão dos jovens?
No exagero, parabenizando quando eles simplesmente chegam na hora certa, por exemplo. Especialistas falam para os gestores tirarem o pé do acelerador na autoridade, criar programas de elogios e transformar o ambiente de trabalho em um playground porque é isso que os jovens querem. Mas o que eles querem não é o que precisam e, por isso, dar a eles o que precisam com sucesso é muito mais difícil.
Essa geração necessita de líderes fortes. Os gestores não devem minar sua autoridade, fingir que o trabalho é divertido, deixar o problema para trás e nunca deveriam oferecer elogios por fazer o mínimo. Em vez disso, precisam dar as regras claras: se você quer A, tem que fazer B.
Quais estratégias podem ajudar nessa gestão?
Tenho nove dicas para gerenciar jovens:
- Passe a mensagem verdadeira;
- Acelere o trabalho;
- Seja firme;
- Dê a eles o contexto e os ajude a entender seu papel na companhia e como eles se encaixam lá;
- Faça com que eles se preocupem com o cliente;
- Ensine como eles podem se autogerenciar;
- Ensine como eles serão gerenciados por você;
- Retenha o melhor jovem a cada dia; e
- Crie uma nova geração de líderes.
Eles precisam que o chefe os guie, direcione e apoie ao longo do caminho.
O que os jovens da geração Y e Z mais valorizam no mercado de trabalho?
Eles querem saber das possibilidades de longo prazo, mas também das oportunidades e recompensas a curto prazo. O chefe precisa falar sobre o que tem a oferecer hoje, amanhã, semana que vem, no final do mês, do semestre e do ano. Em alguns momentos, eles querem apenas o salário, encontrar o próximo desafio, socializar ou ter o sentido de pertencimento.
O melhor caso é quando os jovens veem no trabalho a chance de produzir um impacto enquanto ganham mais recursos. Eles podem ser mais difíceis para liderar, mas essa também será a força de trabalho com mais alta performance na história para quem souber gerenciá-los.