Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

As carreiras que estão em alta no mercado de TI

Desenvolvedor Full Stack, profissional Salesforce e especialista em Dados são carreiras que estão em alta no mercado

Por Redação Atualizado em 19 nov 2021, 16h12 - Publicado em 22 nov 2021, 07h00

A busca por profissionais qualificados na área de tecnologia aumentou de forma expressiva com a aceleração digital dos últimos anos. Segundo pesquisa feita pela GeekHunter em 2020, mesmo na pandemia, o mercado de TI registrou 310% de crescimento nas oportunidades de trabalho – e ainda há espaço para crescer. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 420 mil novas vagas devem ser criadas até 2024.

Nesse cenário, posições como desenvolvedor full stack, profissional de salesforce e especialista em dados ganham cada vez mais destaque. Saiba mais sobre essas ocupações:

Desenvolvedor Full Stack

Atuando em soluções de front-end, back-end e integração, é o profissional que trabalha com sites e aplicativos móveis. O perfil do desenvolvedor Full Stack é versátil: os melhores candidatos costumam ser aqueles que conseguem trabalhar fora da zona de conforto e se manter antenados nas tendências de tecnologia.

Profissional Salesforce

Há um grande volume de projetos que utilizam a plataforma de gestão de relacionamento com o cliente, ou CRM (Customer Relationship Management). Desenvolvedores, arquitetos, administradores e consultores especialistas nas soluções desse ecossistema encontram espaço para crescimento nessa posição. Segundo o relatório de talentos da Salesforce de 2019, a demanda por esse profissional é tão grande que a projeção é que, até 2024, sejam criadas 4,2 milhões de vagas voltadas para o perfil.

Especialista em Dados

Todas as atividades relacionadas a dados têm destaque na estratégia digital de grandes empresas. Com a aceleração da transformação digital, a internet das coisas, os avanços na área de Inteligência Artificial e um mundo cada vez mais conectado, tratar e usar os dados de forma estratégica é um dos maiores desafios da tecnologia.

“Uma graduação na área é importante, mas as chamadas ‘soft skills’ são essenciais para quem quer se destacar e ter uma carreira sólida, e isso inclui acompanhar as tendências do mercado e desenvolver as melhores práticas”, diz Daves Souza, CEO da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo de VOCÊ RH? Clique aqui para se tornar nosso assinante.

Continua após a publicidade

Publicidade