Saiba o que está por trás da essência da gestão de pessoas
A liderança exige conhecer os propósitos de cada colaborador, suas crenças, problemas e conhecimentos. Para o bem do profissional e da empresa.

As empresas são um conjunto de vontades e propósitos de seus criadores, sejam eles os investidores ou não, que buscam criar e desenvolver produtos ou serviços para atender às necessidades e demandas da sociedade. São um CNPJ, com um capital inicial e um planejamento estratégico, que inclui toda sua infraestrutura, como máquinas e equipamentos, seus processos, seus valores, políticas e normas.
A empresa é como se fosse um corpo humano inerte, sem vida, sem o espírito e sem a alma. Para movimentar, ou melhor, dar vida a essa máquina, faz-se necessário dar a ela uma alma: incluir as pessoas.
Para compreender gestão de pessoas, é fundamental reconhecer a distinção entre empresas e as pessoas que as compõem. Gestores têm a missão de “insuflar a alma” em suas organizações ao contratar, motivar e desenvolver equipes que deem vida ao propósito do negócio.
O primeiro pilar essencial é o recrutamento e a seleção. Vamos contratar as pessoas, os seres humanos que irão compor essa alma e dar vida a esse negócio.
Sabemos qual é o propósito do negócio, sabemos quais são os seus processos, seu mercado, seus clientes, seus fornecedores.
Sabemos também quais são as competências que temos de buscar, que são o conhecimento e atitudes dos seres humanos que darão vida a esse propósito. Temos de ser certeiros no processo de recrutamento e seleção dessas pessoas. Portanto, o recrutamento e a seleção é o primeiro e mais importante dos pilares da gestão de pessoas.
Ao definir o perfil das pessoas que irão dar vida ao negócio, é fundamental, em primeiro lugar, buscar pessoas alinhadas ao propósito do negócio, ou seja, pessoas que irão encontrar na empresa um caminho direcionado tanto aos seus propósitos pessoais quanto ao uso do tempo que irão dedicar nessa empreitada.
O ponto seguinte é encontrar pessoas que compartilham os mesmos valores definidos para a empresa em seu planejamento estratégico de longo prazo, pois esses valores não devem ser uma lista de intenções fixada na parede, e sim devem estar impregnados no comportamento e atitudes das pessoas que serão contratadas.
É preciso conhecer as pessoas
Por último, mas não menos importante, é buscar pessoas que tenham o conhecimento e as habilidades identificadas como imprescindíveis à execução da missão, ou seja, planejar, organizar, comprar, produzir, vender, gerenciar, avaliar, motivar, reconhecer e desenvolver pessoas e novos negócios.
Gerenciar pessoas é muito mais que pastorear ovelhas, não podemos tratar seres humanos como cardumes ou manadas. A gestão de pessoas exige por parte do gestor o conhecimento profundo de cada um que compõe a alma de sua equipe. Conhecer seus propósitos, seus valores, suas crenças, seus problemas e seus conhecimentos, e dessa forma ajudá-los na busca do desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, os objetivos e as metas serão atingidos com maior qualidade, produtividade e satisfação de pertencer a um ambiente inclusivo, agradável, onde os propósitos de cada um se misturam ao da empresa.
O perfil dos gestores de sucesso
Em toda a minha experiência profissional, na qual pude atuar em empresas multinacionais de grande porte, como também em pequenos negócios familiares, encontrei gestores de sucesso e gestores que fracassaram. Vou me ater aos de sucesso.
Ao analisar o perfil desses, pude identificar um valor comum percebido em suas atitudes.
Esse valor é: o amor e o respeito ao próximo.
*Marcos Falcon é consultor empresarial com mais de 50 anos de atuação focado na gestão de pessoas e de processos em grandes empresas nacionais e multinacionais.