“A cultura se reflete no comportamento da liderança”, diz líder da Hotmart
Para Olivia Gryschek, líder global de RH da Hotmart Company, a comunicação é a chave para criar conexão e engajamento
livia Gryschek teve sua primeira experiência na área de recursos humanos em 2004, como estagiária, numa época em que a gestão de pessoas não se conectava tão fortemente à estratégia dos negócios como acontece hoje. Ainda assim, ela já nutria a vontade de integrar essas duas vertentes. “Para que a empresa cresça, precisamos que as pessoas cresçam”, afirma.
Em março, depois de passar por companhias como 99, Decolar e Grupo SBF, que controla as lojas Centauro, a paulistana chegou à Hotmart Company como líder global de RH. Na nova empresa, que reúne plataformas de serviços e produtos digitais para criadores de conteúdo, a executiva terá a missão de manter uma cultura forte nos sete países em que a Hotmart atua além do Brasil — Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, México e Reino Unido —, em meio a um crescimento considerável. Em 2021, a companhia recebeu aporte de 735 milhões de reais captados pelo fundo TCV, investidor da Netflix, Spotify e Airbnb, e dobrou de tamanho, aumentando em 105% o número de contratações. Para 2022, a previsão é de mais vagas abertas.
O desafio
Para Olivia, uma de suas grandes metas é criar condições para que o RH não só atenda as necessidades trazidas pelo crescimento dos negócios mas também apoie os líderes na gestão de pessoas nas diferentes regiões. Nesse contexto, fazer com que a cultura da empresa ultrapasse as fronteiras é fundamental. “A cultura é um valor plural que pode ser percebido em várias ações: no comportamento da liderança, na forma como nos comunicamos com o público interno, no layout e na infraestrutura dos escritórios, nas relações interpessoais”, diz.
“O desafio é garantir que esses elementos, que não necessariamente são os mesmos em todos os países, estejam alinhados em todos eles.”
Para que isso aconteça, o segredo é investir em comunicação integrada. Além de um comunicado trimestral sobre resultados e objetivos feito pelo CEO na sede, em Belo Horizonte, e transmitido online para toda a companhia, há e-mails mensais sobre as novidades, que incluem promoções de cargo, parcerias e metas batidas. Além disso, a Hotmart Company incentiva a interação informal entre os funcionários, com a utilização de chats para que os profissionais de todos os países falem sobre qualquer assunto — há até um canal para troca e venda de produtos, de videogames a máquinas de lavar.
Outro desafio de Olivia à frente do RH é o engajamento de talentos do segmento de tecnologia. Uma das ações realizadas em 2022 para atrair mais pessoas foi abrir para o público externo, independentemente do nível de conhecimento de cada um na área, a participação na Hot N’Code Conference, evento gratuito anual com duração de dois dias que reúne especialistas do mercado para compartilhar conhecimentos. “É uma oportunidade para que as pessoas vivenciem o que é trabalhar aqui”, afirma Olivia. “Afinal, mais do que a remuneração, entendemos que nosso diferencial é a nossa cultura.”
Esta reportagem faz parte da edição 80 (junho/junho) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante