Como estabelecer metas mais efetivas nas empresas
Nem sempre os funcionários enxergam a relação entre os objetivos da empresa e seu trabalho. Veja como o RH pode ajudá-los a ter essa compreensão.

Os processos de definição de metas ajudam a gerir o desempenho dos funcionários e a incutir motivação e senso de pertencimento para que cada um atenda às prioridades da empresa. O ideal sempre é que os profissionais alinhem suas metas com os interesses da organização.
Porém, em meio às frequentes interrupções do dia a dia, ao isolamento e à desconexão da cultura organizacional, os colaboradores precisam de mais do que de uma direção geral. Eles necessitam de objetivos que ajudem a gerenciar seu trabalho.
Por isso, os líderes de RH devem adotar processos de definição de metas que permitam aos funcionários ajustá-las para refletir as mudanças no trabalho e nas necessidades pessoais, coordenar o trabalho com os colegas e se sentir responsáveis por seus objetivos e carreiras. Só assim eles poderão maximizar o impacto de sua contribuição para os resultados da empresa.
O Gartner estudou como esse estabelecimento de metas eficiente pode ajudar profissionais e organização a mirar no mesmo alvo.
Revelações do estudo
Contradições entre colaboradores e líderes de RH. Os benefícios para as empresas que realmente têm todos, independentemente da hierarquia, remando no mesmo barco. Confira as boas e más notícias entre as descobertas do Gartner.
62% dos funcionários relatam que seus objetivos estão altamente alinhados com as prioridades da organização. Maaaas…
29%, apenas, dos CHROs concordam com os colaboradores no que diz respeito ao seu trabalho diário criar um impacto na empresa. Esses líderes também não têm certeza se os processos de definição de metas existentes estão melhorando efetivamente o desempenho dos funcionários. Contudo deveriam, porque…
22% é o aumento do desempenho dos profissionais quando esses objetivos estão alinhados.
Para dar certo
De modo a ajudar os funcionários a definir metas de desempenho que os auxiliem a gerenciar o trabalho, os líderes de RH devem lutar por estas três conquistas.
- Garantir que as metas permaneçam relevantes, definindo gatilhos no ambiente externo ou identificando circunstâncias pessoais do funcionário que permitam atualizações frequentes.
- Promover transparência horizontal e maior colaboração, implementando práticas de definição de metas orientadas pela equipe.
- Incentivar a responsabilização dos funcionários, introduzindo processos que os capacitem a definir não apenas seus objetivos mas como eles serão alcançados.
Desafios para estabelecer metas efetivas
Confira o que tem atrapalhado nesse processo de alinhamento.
Perturbação. A pandemia desencadeou transtornos repentinos que obrigaram as organizações a repensar suas prioridades estratégicas. As empresas tiveram de reagir rapidamente para reorganizar as cadeias de suprimentos, adotar modelos de força de trabalho remota e se adaptar a processos ágeis tomando uma decisão. Esse tipo de interrupção se tornou a norma.
Para garantir que os funcionários entendam as mudanças nas prioridades dos negócios, as melhores empresas se comunicam com eles continuamente ao longo do ano. No entanto, a simples comunicação das prioridades não prepara os colaboradores para ajustar suas metas adequadamente.
Isolamento. Hoje, os funcionários trabalham em locais diferentes e colaboram com suas equipes de forma assíncrona. Embora essas novas formas de trabalhar proporcionem flexibilidade e aumento de produtividade, os profissionais lutam contra o isolamento e a visibilidade reduzida das metas e dos padrões de trabalho.
Desconexão. A crescente preocupação dos RHs sobre a eficácia do estabelecimento de metas também tem a ver com o fato de os colaboradores se sentirem desconectados da cultura da organização. Os funcionários podem estar envolvidos com seu próprio trabalho e com seus superiores imediatos, mas se sentem desligados dos valores da empresa em um ambiente de trabalho híbrido e volátil.
Mais que alinhadas, vantajosas
Além de claramente articulados e bem alinhados com as necessidades do negócio, os objetivos devem servir aos profissionais na gestão do seu trabalho diário e ser adaptáveis quando necessário. Veja caminhos para isso.
Flexibilidade. É a capacidade da equipe de alterar metas para atender às mudanças no trabalho ou necessidades pessoais.
Transparência horizontal. É o grau em que as metas dos funcionários os ajudam a se concentrar nos objetivos da equipe e a coordenar o trabalho com os colegas.
Propriedade. Os colaboradores precisam se sentir responsáveis pelos seus objetivos e usá-los para desenvolver suas carreiras.
Três estratégias para otimizar a utilidade
Atualmente, como os líderes de RH suspeitam, as organizações têm espaço para melhorar a utilidade de seus processos de definição de metas. Apenas 37% dos funcionários dizem que seus objetivos têm alta utilidade em todos os aspectos. Mas há três métodos que intensificam essa possibilidade.
- Habilitar atualizações de metas baseadas em gatilhos para maior flexibilidade.
- Envolver equipes, não apenas indivíduos, na definição de metas para transparência horizontal.
- Capacitar os funcionários para que definam não apenas seus objetivos mas também os caminhos para alcançá-los.
Este texto é parte da edição 97 (abril e maio) da Você RH, que estará nas bancas a partir do dia 4 de abril.